A Polícia Militar de Sorocaba e representantes do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) participaram, na quinta-feira à tarde (07/08), do lançamento do projeto “Vizinhança Solidária”, que tem por objetivo propor a adoção de mecanismos inseridos na filosofia da Polícia Comunitária.
Durante o encontro no Colégio Objetivo, no Centro, foram discutidas atuações de segurança e trocadas informações entre os comerciantes sobre as incidências de furtos e roubos que possam ser repassadas à PM, com o intuito de coibi-las. De acordo com o comandante Divaldil de Souza Rocha Segundo, da 2ª companhia da PM, o programa começou na Capital em 2012 e agora está sendo implantado nas cidades do Interior.
“O projeto está começando em Sorocaba e será aplicado, primeiramente, na região central, onde os casos de furtos e roubos a estabelecimentos comerciais têm sido frequentes. Ele pretende aproximar os lojistas e estimular a solidariedade e a troca de informações sobre a circulação de ladrões para que a segurança da comunidade não seja afetada.”
Segundo dados da Polícia Militar, no início do mês passado foram registrados quatro casos de roubos a lojas no Centro. Conforme o comandante, muitas vezes, a maioria dos comerciantes tem seus estabelecimentos invadidos por ladrões, mas não registra boletins de ocorrência, o que significa que esse número pode ser ainda maior.
“É necessário que seja feito o BO para que a PM atue ainda mais de forma efetiva.”
Outros pontos ressaltados na reunião foram a facilidade de atuação dos bandidos e o mesmo perfil das vítimas, que, na maior parte, são mulheres.
“Eles geralmente se sentem seguros porque o ambiente das lojas propicia os roubos e furtos. As lojas são organizadas de modo que favorece a entrada de infratores.
Em algumas delas, não existe câmeras de videomonitoramento que possam inibi-los. São procedimentos de segurança que, se adotados, evitarão estes crimes.
Em geral, as vítimas escolhidas são as mulheres, porque apresentam maior vulnerabilidade. Pessoas que saem desatentas e andam com bolsas muito à mostra, também se tornam vítimas de assaltantes.”
A ação de um bandido foi registrada nos últimos dias pela câmera de uma loja, no Centro. Na imagem mostrada durante a palestra, o autor demonstrava conhecer o local, entrando com facilidade e rendendo uma cliente e duas funcionárias. Logo após, ele saiu levando o dinheiro e alguns objetos.
“Os criminosos esperam somente uma oportunidade para agir. Eles estudam o local e ameaçam quem estiver presente”, relatou o comandante.
O que tem preocupado os lojistas é a permanência de um jovem ladrão que tem feito vítimas na região central. Segundo alguns proprietários, o suspeito já roubou mais de 12 lojas em menos de um mês. Conforme relatos, ele costuma agir sempre da mesma forma, sem esconder o rosto, vestindo-se bem e demonstrando estar armado. As vítimas preferidas são mulheres. Ele entra, pede o dinheiro do caixa, tranca as vítimas e foge.
Os comerciantes afirmam que o alvo principal deste criminoso é a Rua da Penha. Um deles teve a porta da loja arrombada no início do mês passado. O infrator levou R$ 200 do caixa e um televisor. Em outro caso, um proprietário disse que atendia a uma cliente e não viu pelas câmeras de segurança quando o ladrão entrou.
A sorte é que uma das funcionárias notou o suspeito, levou o celular até o banheiro e ligou para o patrão, que, então, abriu a porta e libertou as moças. O indivíduo saiu levando R$ 1 mil em dinheiro. O comandante Divaldil de Souza Rocha Segundo disse que a PM está ciente sobre os fatos e já reforçou o policiamento na área, a fim de capturar o bandido que anda agindo na região central. Os investigadores do 5º Distrito Policial (DP) também apuram o caso.
De acordo com a presidente do Conseg, Alessandra Borghi, qualquer cidadão que queira auxiliar com o projeto "Vizinhança Solidária" pode entrar em contato com o Conseg e participar dos encontros, que serão mensais.
Segundo ela, a unidade funciona para estreitar o relacionamento entre o cidadão e as forças policiais (Civil e Militar), além da Guarda Civil Municipal.
“Nossas reuniões são anunciadas pelo Facebook – Conseg Centro Sorocaba. Quem quiser se cadastrar, também pode enviar um e-mail para o consegcentrosorocaba@gmail.com.
Reproduzida do Diário de Sorocaba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário