domingo, 30 de dezembro de 2018

CENÁRIO


O Brasil aos olhos do mundo
Não só por causa da transição de governo, mas as previsões sobre o Brasil vindas de fora estão sendo revistas.
Observadores internacionais regulam o foco para variáveis que acabaram ignoradas ao longo dos últimos três anos – muitas delas, inclusive, apontadas como responsáveis por erros que só agora são reconhecidos como tal.
Na política, na economia e até no futebol quase todos que apostaram em modelos prontos ou em indicadores de véspera foram vencidos pela realidade ao longo de 2018.
Sob a lógica de quem interpreta o país a distância, o exagero que vem marcando a análise estrangeira há tempos passa agora por um rigoroso recall.
Como resultado, a conjuntura movida a prognósticos está mais conservadora. E atenta às zonas cinzentas.
O que explica (em parte!) as doses extras de cautela embutidas nas percepções de Ano Novo.

Calendário
O que está por vir. 
Dois momentos em 2019 devem ser determinantes para que a imprensa, os analistas e os organismos internacionais reavaliem suas previsões em relação ao Brasil: 
1) o desempenho de Jair Bolsonaro no Fórum Econômico Mundial de Davos, em janeiro; e 
2) a divulgação do PIB de 2018 pelo IBGE, em fevereiro.

Diário oficial
Partidas e chegadas. 
A seção 2 do Diário Oficial da União – dedicada à publicação de portarias de nomeação, exoneração, aposentadoria e outros atos relacionados a servidores da administração – quase dobra de tamanho hoje em relação a ontem.

Nova esplanada
Manual. 
O documento 'Agenda de governo e de governança pública', com orientações para os primeiros 100 dias, distribuído ontem aos futuros ministros que participaram da reunião de orientações e preparativos no gabinete de transição pode ser lido aqui.

AGENDA
Desemprego - 
O IBGE divulga hoje a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal referente a novembro.
Encontro - 
Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se reúnem hoje no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro

SABER
Masp 2019 - O Museu de Arte de São Paulo (Masp) anunciou o calendário de exposições para 2019. O grande destaque será uma exposição com obras de Tarsila do Amaral

SUSTENTÁVEL
Tribuna - Conheça o Fórum de Sustentabilidade, um espaço para debate e divulgação de iniciativas sociais, educacionais, econômicas e ambientais

TECH
Novo?| A BBC lista produtos tecnológicos que acabaram extintos e provoca: "Seus filhos os reconheceriam?"

BEM-ESTAR
Doenças raras| O SUS vai ofertar à população os medicamentos Alfaelosulfase e Galsulfase para o tratamento dos pacientes com Mucopolissacaridose, tipos IV e VI, respectivamente

JORNAIS
Datafolha - Pesquisa Datafolha aponta melhora na avaliação da gestão de Michel Temer. O governo é considerado ruim ou péssimo por 62% dos entrevistados, regular para 29% e bom ou ótimo para 7%. Em junho, a rejeição era de 82% (manchete da Folha de S.Paulo)

Foro - Michel Temer perderá o foro especial quando deixar a Presidência da República, passando a enfrentar na primeira instância da Justiça três denúncias já oferecidas pela Procuradoria-Geral da República. O trâmite não começa automaticamente (Folha de S.Paulo)

Plano - Um documento elaborado pela equipe de transição de Jair Bolsonaro definiu prazos e prioridades para os primeiros cem dias do novo governo. Entre as medidas está revisar todos os atos dos últimos 60 dias da gestão Temer (manchete de O Globo)

Aeroportos - A equipe de transição de Bolsonaro prevê que os terminais de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) sejam leiloados no primeiro trimestre de 2022, para concessão de 30 anos. Depois disso, a Infraero será extinta (manchete de O Estado de S. Paulo)

Posse - A Polícia Federal vai investigar uma ameaça de atentado contra Jair Bolsonaro durante a cerimônia de posse. Os autores seriam pessoas ligadas a um grupo chamado Maldição Ancestral (O Estado de S. Paulo)

Mourão - Em entrevista, o futuro vice-presidente, general Hamilton Mourão, afirma que uma das medidas que o novo governo vai enviar ao Congresso será uma Proposta de Emenda Constitucional para desvincular o Orçamento da União (manchete do Valor Econômico)

Queiroz - A defesa de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, entregou ao Ministério Público atestados que comprovam a necessidade de cirurgia urgente. Ele só prestará depoimento após receber aval médico (todos os veículos)

In Migalhas de Peso.

Nenhum comentário: