quarta-feira, 25 de novembro de 2020

A TECNOLOGIA 5G


China repudia declarações irresponsáveis e infundadas de Eduardo Bolsonaro sobre tecnologia 5G.
Por Redação Ucho.Info/25 de novembro de 2020.


O governo da China protestou, na terça-feira (24), contra irresponsáveis e infundados comentários feitos pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente da República, no Twitter.
Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Eduardo Bolsonaro, o “fritador de hambúrguer”, acusou o país asiático de espionagem por meio da tecnologia 5G, que é o futuro padrão da telefonia móvel. 
Ele acrescentou que o Brasil apoia um projeto do EUA para o 5G, que exclui a China.


A embaixada da China no Brasil afirmou que as declarações de Eduardo são infundadas e difamatórias e “se prestam a seguir os ditames dos EUA”. 
Acrescentou a diplomacia chinesa que os comentários do filho do presidente “não são condignos com o cargo de presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados”. “Isso é totalmente inaceitável e manifestamos forte insatisfação e veemente repúdio”, destacou a representação diplomática.
A embaixada ainda insinuou retaliações, ao afirmar que a China vem sendo o maior parceiro comercial do Brasil por 11 anos consecutivos e também um dos com mais investimentos no país.
Segundo a embaixada, declarações de Eduardo Bolsonaro e outras personalidades “solapam a atmosfera amistosa entre os dois países e prejudicam a imagem do Brasil”, afirmando que pode haver “consequências negativas”.
“Instamos essas personalidades a deixar de seguir a retórica da extrema direita norte-americana, cessar as desinformações e calúnias sobre a China e a amizade sino-brasileira, e evitar ir longe demais no caminho equivocado tendo em vista os interesses de ambos os povos e a tendência geral da parceria bilateral. Caso contrário, vão arcar com as consequências negativas e carregar a responsabilidade histórica de perturbar a normalidade da parceria China-Brasil”, ressalta a nota.
Depois de fazer as afirmações pelo Twitter, o deputado voltou atrás e apagou a postagem, repetindo a covardia que emoldura a existência do presidente da República, um estulto conhecido que necessita da tutela de assessores para amenizar suas declarações e postagens.
Eduardo Bolsonaro é um descontrolado admirador do presidente Donald Trump e nunca escondeu sua preferência por um alinhamento do Brasil à política externa dos Estados Unidos.

Polêmica iniciada por Trump.
Trump pressiona parceiros dos Estados Unidos a não usarem a tecnologia 5G da Huawei, uma das líderes no setor, alegando que a empresa é usada pelo governo chinês para espionagem.
No dia 10 de novembro, o Brasil expressou apoio a uma iniciativa dos EUA, conhecida como Clean Network, para criar uma aliança global que exclua a tecnologia chinesa 5G, por meio de um comunicado do Ministério das Relações Exteriores. O Ministério das Comunicações, responsável pela telefonia móvel no País, não assinou o documento.
O apoio brasileiro à iniciativa americana não significa que a Huawei esteja impedia de vender seus produtos no Brasil. O leilão do 5G no Brasil está marcado para 2021, e as regras ainda não foram definidas.
Além disso, a Huawei não é uma operadora de telecomunicações – que de fato concorrem no leilão –, mas uma fornecedora de equipamentos. A empresa chinesa está há mais de 20 anos no Brasil e seus equipamentos representam de 35% a 40% dos que são empregados nas redes 3G e 4G no País, segundo estimativas do mercado.
As operadoras de telecomunicações do Brasil já deram sinais de que não pretendem abrir mão dos equipamentos da Huawei. 

(Com agências internacionais)

Nenhum comentário: