domingo, 29 de janeiro de 2023

DEPUTADO OSNY SILVEIRA E AS AMEAÇAS DE GOLPE ARMADO NO BRASIL




Osny Silveira
Discurso proferido na 104ª Sessão Ordinária, em 19 de agosto de 1955
… tenho a honra de comunicar a V.Exa. que, desistindo do restante da licença em cujo gozo me encontrava, reassumo hoje a minha cadeira neste Parlamento. Faço-o no instante em que nuvens pesadíssimas toldam os horizontes políticos da nossa Pátria, quando as instituições democráticas sofrem a rude ameaça de golpes armados, sob o falso pretexto da preservação da moralidade pública.

Tenho esperanças de que o patriotismo e o bom senso hão de prevalecer no seio dos elementos responsáveis das nossas classes armadas, evitando-se o colapso da nossa incipiente democracia.

Contudo, se tal não ocorrer, se tivermos de passar, ainda uma vez, pela dolorosa experiência da supressão das liberdades públicas e da instauração do regime de arbítrio em nossa terra, se isso acontecer, Sr. Presidente e nobres colegas, não desejo que o meu posto seja achado vago. Quero estar aqui, ao lado dos meus eminentes pares, até o último momento, na defesa intransigente do mandato que o povo de São Paulo livremente nos outorgou. Embora reconheça e proclame os erros e deformações do regime democrático entre nós, sou dos que acreditam que ele pode e deve desenvolver-se pacificamente, pela própria experiência e mediante a criação de uma real consciência cívica…

Deputado OSNY SILVEIRA, aos 41 anos, do Partido Social Democrático – PSD

alesp

Nenhum comentário: