sexta-feira, 22 de junho de 2012

A "FAZENDA SANTA ELISA"

Deu na edição de 21 de janeiro de 1.958 - "Estadão"- página 13, que:

ITAPETININGA, 20 - Do correspondente, pelo telefone:- Noticiamos há dias que doze indivíduos armados espancaram brutalmente cinco posseiros da gleba de terras denominada Fazenda Santa Elisa, localizada nas proximidades do município de São Miguel Arcanjo.

Esses posseiros, aliás, vinham sendo constantemente intimados a sair das terras em que trabalhavam há mais de 30 anos.
Já há tempos, ocorrera tentativa de agressão àqueles trabalhadores, que reagiram energicamente.
Com essa atitude, pretenderiam os proprietários da aludida fazenda forçar os posseiros a vender-lhes as terras por preços considerados ínfimos.
O delegado regional de polícia informou-nos que ainda não tem conhecimento do inquérito instaurado pela autoridade de São Miguel Arcanjo sobre os últimos acontecimentos na Fazenda Santa Elisa.
Receia-se na região que novos atos de violência venham a ser praticados, pois as partes em litígio não demonstram nenhuma disposição em chegar a um acordo".


E, na edição de 18 de fevereiro de 1.958, do mesmo jornal, um pouco mais para que possamos complementar a história:
" Ao que consta, um dos proprietários da Fazenda, há cerca de 15 anos, requereu divisão judicial das terras e indenizou vários posseiros.
Embora não correspondesse a importância paga à desejada pelos lavradores, muitas famílias retiraram-se do lugar, temendo represálias.
Todavia, 4 sitiantes não concordaram com a proposta, e pretendem vender as terras por preço mais elevado, de vez que possuem escrituras e outros documentos atestando a legitimidade de seus direitos; por isso, são constantemente intimados a abandonar a propriedade.
Em 31 de janeiro de 1.957, alguns indivíduos ameaçaram à mão armada os lavradores, que não se intimidaram.
Anteontem, novamente, doze homens, estranhos à localidade, armados de carabinotes e revólveres, dirigiram-se para a Fazenda, num "furgão" de chapa não identificada e, além de espancar barbaramente os lavradores, promoveram depredações, pondo abaixo uma casa.
Os agredidos, que se apresentaram na polícia de São Miguel Arcanjo para a queixa e exame de corpo de delito, são: José Bento Machado, 61 anos; Lindolfo Cordeiro Bento, 36 anos; Benedito Alves Seabra, 40 anos; Antonio Augusto Carvalho, 70 anos; e seu filho Júpiter de Carvalho, 24.
Todos apontaram Maurício Neves de Oliveira, advogado na Capital e sócio da Fazenda, como um dos principais mandantes da agressão.
Instaurou-se inquérito na Delegacia de Polícia de São Miguel Arcanjo".

Nenhum comentário: