quinta-feira, 28 de junho de 2012

VOCÊ SABIA QUE EM SÃO MIGUEL ARCANJO HAVIA TUNGUE?



Foi durante pesquisas que venho fazendo ultimamente no jornal  "Estadão" que fiquei sabendo desse tal de TUNGUE (Aleurites fordii). 
É uma fruta originária da Ásia, plantada comercialmente em várias partes do mundo.
Desde 2.005, a Embrapa Clima Temperado de Pelotas pesquisa o tungue, que poderá ser utilizado na produção de biodiesel.
O óleo do tungue, extraído das sementes, é o principal produto, e tem aceitação na indústria química, principalmente para a fabricação de impermeabilizantes, tintas e ainda de vernizes.
Por safra, o tungue é capaz de produzir até três toneladas de óleo por hectare. 
Hoje, as árvores de tungue ocupam apenas 40 hectares na Serra gaúcha. A meta é expandir também para a Serra do Sudeste. Como é uma espécie perene, as árvores têm vida produtiva superior a 30 anos.
Na produção de etanol, o carro-chefe é a cana-de-açúcar, mas há espaço para o sorgo sacarino, a mandioca e a batata doce. Na produção de biodiesel, apesar do protagonismo da soja, também aparecem a mamona, o tungue, o pinhão-manso, o girassol e a canola. 
O que eu jamais supus é que esse produto existia em São Miguel Arcanjo, pois no ano de 1.948, justamente o proprietário da Fazenda Atlântida, Comendador Dante Carraro, que aqui possuía extensas plantações, ia montar uma fábrica para extração e refinação do óleo de tungue, esquivando-se assim da exploração de uma firma localizada em São Paulo, Capital, a qual, não tendo concorrentes, impunha preços que não chegavam nem para cobrir as despesas do amanho da terra. 
O Comendador morreu em 1.949.
Portanto, não aconteceu o que ele sonhava, mas ficou para as novas gerações o exemplo de empreendedorismo de que era portador o grande italiano.
A foto é de F. Silva.

Nenhum comentário: