O HOMEM:
1920 - No dia 9 de dezembro, Norberto OIdebrecht nasce no Recife, filho de Emílio e Hertha Odebrecht.
1926 - A família Odebrecht muda-se para a Bahia, onde ele passa a ser educado sob rígidos padrões luteranos.
1934 - Com 14 anos, Norberto Odebrecht começa a trabalhar como pedreiro nas obras do pai e passa por inúmeras funções até assumir o comando da empresa, quando a construção civil entra em crise na Segunda Grande Guerra.
1941 - Norberto Odebrecht, ainda estudante de Engenharia, assume o comando dos negócios do pai, que se encontrava sitiado por dívidas por força da crise da construção civil.
1945 - Fundada em 1 de agosto a Norberto Odebrecht Construtora, uma empresa orientada para a valorização do trabalho coletivo e descedntralização administrativa.
1965 - Criada a Fundação Odebrecht.
1969 - A Odebrecht começa a construir a sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro, e ganha sucessivas concorrências, entre elas o Aeroporto do Galeão e a Usina Nuclear de Angra dos Reis.
1979 - Com a hidroelétrica de Charcani, no Peru, inicia-se promissora fase de internacionalização. Também diversifica-se no rumo das indústrias química e petroquímica.
1981 - Norberto Odebrecht organiza a Odebrecht Holding, com a missão de preservar a filosofia e a cultura da organização.
1986 - A Odebrecht conquista a África, com o contrato para construção da hidroelétrica de Capanda, em Angola.
1991 - Norberto passa a presidência da Odebrecht ao seu filho, Emílio, seguindo uma linha de planejamento traçada ainda no final da d´pecada de 1970.
1995 - A construtora completa 50 anos e Norberto assume papel ativo na redefinição de focos estratégicos.
1998 - Aos 77 anos, deixa o Conselho de Administração da Odebrecht e passa a dedicar-se às suas fazendas de cacau e a um projeto de defesa ambiental.
2000 - Recebe o Prêmio Desempenho 2000 da Fundação Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos.
2002 - Mediante parceria com outras empresas, a Odebrecht entra nos ramos da prospecção de petróleo e de construção de casas populares.
In O Nordeste.com.
In O Nordeste.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário