A recente decisão da Justiça em Pilar do Sul, que condenou o ex-escriturário da Prefeitura, Rogério Tobias de Moraes, e a própria Prefeitura de Pilar a pagarem R$ 5 mil por danos materiais a uma família que comprou um lote da Cananeia, na periferia daquele município, mas depois ficou sabendo quem era o proprietário do lote (família foi ludibriada por Rogério Tobias).
A punição imposta foi uma excelente resposta da justiça a conduta do ex-escriturário e solidariamente a Prefeitura, porque, não tomou providência para evitar que Rogério continuasse acessando o sistema de tributação, de onde excluía temporariamente os débitos atrasados dos terrenos, para mostrar aos interessados em comprar lotes que os imóveis não tinham impostos atrasados (a negociação iniciava dentro da Prefeitura).
Em 2010, quando as primeiras reclamações da venda ilegal de lotes dentro da Prefeitura surgiram, o pai de Rogério Tobias, João Batista de Moraes era presidente do PTB em Pilar do Sul; fontes dos bastidores revelam que João Batista exerceu forte pressão sobre os vereadores da legislatura passada para tentar evitar que a Câmara de Vereadores de Pilar do Sul criasse a Comissão Especial de Inquérito para apurar os casos.
Apesar da forte pressão a Comissão foi criada, porém João Batista não desistiu de seu objetivo (evitar apuração) investiu vários momentos contra o presidente da Comissão que era o vereador Marquinhos (PTB) (Marquinhos é o atual presidente da Câmara).
Ao término da apuração o relatório foi encaminhado para a Prefeitura e ao Fórum da cidade, essa peça e os inquéritos da polícia são úteis ao trabalho da promotora de justiça Luciana de Fátima Carboni, que denunciou Rogério Tobias em 20 processos criminas (estelionato artigo 171 do Código Penal); o total de processos cíveis e criminais são 37.
João Batista atualmente é vereador da cidade e se dependesse dele, o esquema operado por seu filho Rogério Tobias, não teria sido elucidado. Rogério Tobias continua preso no Centro de Detenção Provisória de Sorocaba desde 22 de abril de 2013. O povo de Pilar do Sul tem elogiado o posicionamento da Justiça porque a opinião pública imaginava que por ser filho de um atual vereador (João Batista), Rogério Tobias não seria punido pelo fato de contratar bons defensores.
Ocorre que as provas apresentadas nos autos dos processos são fortes e Rogério Tobias ainda conta ao seu desfavor com depoimento do seu ex-chefe do setor tributário, Evandro Carvalho, que versou tanto ao ser ouvido na Comissão de Inquérito na Câmara como todas as vezes que foi intimado para depor em oitivas no Fórum, que seu subordinado tinha senha para acessar o sistema de tributação e proceder alterações. Um dos comentários na cidade é que o lugar de Rogério é na cadeia, porque os casos são graves, e, portanto, a justiça aplicou decisão justa, tanto ao Rogério Tobias quanto a sua ex-casa (Prefeitura).
O vereador João Batista quando se ver acuado com algum caso ameça processar jornalista; pois então ele vai ajuizar várias ações contra este jornalista. Este blog firma compromisso com seus leitores para dar publicidade às próximas decisões da Justiça com relação aos processos pendentes que acusam o filho do vereador João Batista. Não importa se a decisão é favorável ou não, o que importa é o internauta tomar conhecimento a respeito do posicionamento da Justiça sobre cada caso.
Transcrito do Blog do Toni Silva, o respectivo.
OBS: Este humilde blog da Luiza Valio endossa as opiniões tanto quanto do jornalista quanto do povo e ainda mais da JUSTIÇA de Pilar do Sul, que, deste modo, serve de exemplo para outras eventuais e similares condutas de políticos que, cada vez mais, no interior do estado de São Paulo, estão se DIPLOMANDO no quesito CORRUPÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário