Como o padre Roque, que escreveu este texto para o jornal O Democrata, do município de São Roque, edição de 29 de março de 2014:
Santuário Diocesano de São Miguel Arcanjo – Homenagem
"A pitoresca Cidade e Santuário Diocesano de São Miguel Arcanjo, local onde residi por 16 anos e fiz um grande círculo de amizades no próximo dia 1º de abril celebrará os 125 anos de sua fundação marcados por grandes solenidades e pela reforma interna e externa da histórica e belíssima Matriz de São Miguel Arcanjo.
Além de ser o cartão postal da cidade, a matriz toda em estilo gótico/arabesco é considerada a igreja mais bonita da região com suas enormes colunas internas e douradas cravejadas com o símbolo da cidade que são os cachos de uva em várias tonalidades, fazendo jus ao nome de “Capital das Uvas Finas e da Uva Itália”. Também a enorme imagem do padroeiro São Miguel e outras que adornam o templo histórico dos anos 1930, atraem visitantes e devotos dos arcanjos no mês de setembro e turistas durante o ano todo, pois a cidade possui vários outros pontos turísticos como o Parque Estadual Carlos Botelho, adegas de vinhos artesanais, sendo o santuário pertencente a Diocese de Itapetininga.
Parabéns a Cidade Santuário de São Miguel Arcanjo!
Dedico este artigo aos apaixonados pela cidade de São Miguel Arcanjo sr Rubens Boccato, sr Helio Chad
Roque e Clemildo – 11 4708-2585."
QUEM É O "PADRE ROQUE"?
No próximo dia 16 de agosto de 2014, será comemorado o 27o. aniversário do Museu e Galeria Sacra Particular Dom Ernesto de Paula, localizado em Mairinque, no Bairro Alto do Goianã, limite com o município de São Roque.
Desde 1988, portanto, vem
preservando a memória de Dom Ernesto de Paula, o 1º Bispo de Piracicaba; muitos dos seus pertences, tais como: fotos, documentos, paramentos e relíquias estão guardados ali.
Roque de Castro é o proprietário do sítio e da casa centenária que abriga o museu, e o idealizador do projeto; ele que recebeu em doação dos irmãos de Dom Ernesto e do Padre Avelino, grande parte de seus arquivos.
Também projetos de Roque de Castro a Capela de São Miguel Arcanjo e a sacristia Arcebispo Dom José Lambert, anexas ao museu.
Todo ano, o "padre Roque", como é conhecido, reúne centenas de pessoas no sítio para as festividades que ele promove em comemoração ao museu e em louvor a São Miguel Arcanjo, que começa às 6 horas.
A alvorada acompanha a carreata dos Festeiros que sai da frente da Igreja Matriz de São José de Mairinque, em direção à Estrada Municipal Dom Ernesto de Paula, com destino ao museu, onde o dia transcorre entre cultos, músicas sacras, apresentação de bandas, missa campal e grande confraternização entre os presentes.
No ano passado, lá também estiveram o Corpo
de Bombeiros e a Guarda Municipal de Mairinque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário