sábado, 29 de setembro de 2018

O QUE A TV TEM MOSTROU SOBRE A FESTA A SÃO MIGUEL

Grupos de romeiros visitam São Miguel Arcanjo no dia do seu padroeiro.
Por Beatriz Buosi, TV TEM


Foto: Reprodução/TV TEM
São Miguel Arcanjo (SP) está em festa: a cidade comemora neste sábado (29) o dia do seu padroeiro e a celebração é ainda mais especial esse ano após a elevação do santuário a basílica menor. Milhares de fiéis visitam a cidade e grupos de romeiros foram caminhando de Itapetininga até o município em uma verdadeira peregrinação de fé e devoção.
Ainda era madrugada quando um grupo com 60 pessoas saiu de Itapetininga. O sol nasceu depois que os romeiros já estavam na estrada e a pista foi tomada pelos peregrinos.
Não tem hora, dia, muito menos idade para a caminhada da fé. Aos 74 anos, Carmem Pereira de Almeida é um exemplo de disposição.
"O ano retrasado eu tinha operado as pernas, foi colocada prótese e fui numa boa, graças a Deus", lembra.
No meio do caminho, os romeiros fizeram uma pausa para tomar café na beira da pista. Tudo para repor as energias e encarar os quase 40 quilômetros até São Miguel Arcanjo.


A professora Aline Proença Bueno e o marido tiveram a ideia de reunir outro grupo, que saiu de Itapetininga com 40 pessoas. Foi o jeito que ela encontrou de agradecer as graças alcançadas depois de uma promessa.
"A realização que eu senti, a emoção que eu senti de ter cumprido essa promessa até Iguape eu resolvi de novo, por devoção a São Miguel Arcanjo, como eu sou natural de São Miguel Arcanjo, reunir esse grupo como peregrinação a São Miguel. Então, foi por devoção, uma caminhada de fé mesmo que motivou a gente e eu não esperava esse número de pessoas."


Foto: Reprodução/TV TEM
Nem a garoa e muito menos o cansaço desanimaram os fiéis. A chegada dos peregrinos vindos de todo canto à basílica foi marcada por emoção. Após a caminhada, a estudante Nicole Carvalho sentiu dores nos pés.
"Foram 35 quilômetros muito sofridos, no final muito choro, mas conseguimos. Saímos de Pilar do Sul", conta.
Mas nenhuma dor foi maior do que o sentimento em cumprir a devoção a São Miguel Arcanjo. "Realmente, seis horas de viagem, muito boa a viagem, gostei do pessoal. A gente chega com o corpo quente e na hora que esfria o corpo começa a sentir as dores um pouquinho, mas é gratificante. Tudo pelo santuário", explica o técnico em eletrotécnica Edson Fogaça.
Os fiéis lotaram a basílica e teve quem acompanhou a missa do lado de fora em um telão. Depois da caminhada, fica o agradecimento.


Veja mais notícias no G1 Itapetininga e Região

Nenhum comentário: