quinta-feira, 27 de setembro de 2018

QUE DIA É HOJE?


O dia de Cosme e Damião, santos protetores das crianças, é comemorado duas vezes: no dia 26 de setembro pelos católicos e hoje, 27, pelas outras religiões que têm a origem fincada na África.
Não dá para esquecer da figura do saudoso Avelino Ferreira que ano após ano sempre distribuía balinhas para as crianças que passavam pela Rua Edwiges Monteiro, onde 
morava, e seus arredores.
Cosme e Damião eram irmãos - alguns dizem que eram gêmeos. 
N
asceram na Arábia, estudaram Medicina na 
Síria e exerceram a profissão de médico com muita propriedade, sem todavia esquecer de exaltar a fé aliada aos conhecimentos científicos e sem cobrar nada por isso. 
Muitos casos que atenderam transformaram-se em grandes milagres que foram parar nos ouvidos do 
imperador Diocleciano, perseguidor do povo cristão, que imediatamente mandou que os médicos fossem presos e acusados de feitiçaria pelas curas que propiciavam aos doentes extremos.
Pela não-conversão em aceitar os deuses pagãos, o mesmo Diocleciano mandou
torturá-los até à morte por decapitação.
Os fatos ocorreram em Ciro, cidade vizinha a Antioquia, na Síria. 
Seus corpos foram trasladados para uma igreja dedicada a eles.
Os santos Cosme e Damião são venerados também como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.
Com o sincretismo religioso, os negros africanos escravizados cultuavam a imagem de ambos como se fossem os correspondentes aos orixás gêmeos Ibejis. 


Neste dia, nos terreiros, celebra-se a alegria e a inocência das crianças. Daí vem o costume de oferecer às crianças doces no dia 27 de setembro.

Nenhum comentário: