McDonald’s, editora Globo e Couro Fino são multadas por publicidade infantil abusiva.
Órgão do Ministério da Justiça considerou abusivo shows do Ronald McDonald em escolas.
A rede de fast-food McDonald’s, a editora Globo e a empresa de roupas Couro Fino foram multadas por publicidade abusiva direcionada ao público infantil.
Os valores foram definidos pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça, os quais totalizam mais de R$ 8 milhões.
O DPDC considerou que o McDonald’s praticou publicidade abusiva quando realizou shows do palhaço Ronald McDonald’s em escolas.
De acordo com o departamento, os shows do palhaço eram também pretexto para a publicidade da marca, configurando prática abusiva vedada no mercado e nas relações de consumo.
A empresa deve pagar R$ 6 milhões de multa.
Já a editora Globo, por meio da revista Vogue Kids, veiculou editorial denominado "Sombra e Água Fresca", na edição de setembro de 2014.
O DPDC verificou que a propaganda trazia crianças em posições sensuais, com conotação sexual, e concluiu que as crianças ficaram expostas a apelos inadequados a sua faixa etária.
A multa que a editora terá de pagar será de R$ 2,1 milhões.
A empresa de roupas e acessórios Couro Fino também deve pagar multa por motivo semelhante.
O departamento analisou a campanha publicitária do dia das crianças de 2013, que apresentava crianças trajando pertences de uma mulher e realizando poses sensuais.
Para o departamento, há publicidade abusiva uma vez que a infância foi adultizada e erotizada, de forma a violar preceitos do CDC, da CF e do ECA.
A Couro Fino pagará R$ 225 mil de multa.
Agora, as empresas terão 30 dias para o pagamento da multa.
Informações: Ministério da Justiça.
In Migalhas.
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