Após ter sido demitido sob a acusação de racismo, o apresentador Rodner Figueroa, do Univision – canal americano com programação em espanhol –, pediu desculpas em carta aberta à primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, por tê-la comparado a um personagem do filme Planeta dos Macacos durante o talk show espanhol El Gordo y La Flaca (O Gordo e O Magro).
Na carta, Figueroa se defende dizendo que estava apenas se referindo ao trabalho artístico de um maquiador, após este ter feito sua autotransformação em Michelle Obama.
--- “Veja, você sabe que Michelle Obama está parecendo que faz parte do elenco do filme Planeta dos Macacos”, comentou Figueroa, no programa, ao exibir a foto do resultado.
--- “O que você está dizendo?”, replicou logo o apresentador do programa, Lili Estefan, chocado.
--- “Não estou falando que ela não é atraente, isto é apenas uma caracterização”, completou Figueroa.
O Univision afastou Figueroa imediatamente, condenando sua controversa declaração.
---------“Não reflete nossos valores e pontos de vista”, disse um executivo do canal.
Em carta aberta à primeira-dama, Figueroa pediu desculpas, mas negou as acusações de racismo.
--- “Peço perdão porque não há desculpas para um profissional como eu fazer esse tipo de comentário que pode ser interpretado como ofensivo e racista, no momento volátil que vivemos no nosso país. Tomo toda responsabilidade pela falta de julgamento por minha parte. Mas não posso aceitar ser chamado de racista, ser demitido por esta razão, e ser humilhado pelo Univision após 17 anos de trabalho”, escreveu ele, alegando que tais fatos o levaram a ser repreendido em mídias sociais e irão destruir sua carreira.
Na carta, ele diz ainda que votou em Barack Obama duas vezes por ele “ser um grande homem e respeitar minorias como ele”, que vem de uma família bi-racial latina e é o primeiro apresentador gay de uma TV hispana.
- Bruno Astuto - Revista Época
Imagens: Getty
Nenhum comentário:
Postar um comentário