segunda-feira, 30 de março de 2015

PREMONIÇÃO? UM SERMÃO DE MARTIN LUTHER KING JR.

De vez em quando creio que todos nós pensamos realisticamente sobre o dia em que seremos vitimados pelo que é o denominador comum final da vida - essa coisa a que chamamos de morte.
Todos pensamos nisso e, de vez em quando, eu penso na minha morte e no meu enterro.
E não penso nisso num sentido mórbido.
De vez em quando pergunto a mim mesmo o que eu gostaria que fosse dito, e é isso que eu lhes vou dizer esta manhã.
Se alguém aqui estiver presente quando chegar a minha hora, não quero um enterro prolongado.
Se alguém fizer o elogio fúnebre, digam-lhe que não fale demais.
Às vezes penso no que eu gostaria que essa pessoa dissesse.
Digam-lhe que não mencione que eu tenho o Prêmio Nobel da Paz - isso não é importante.
Digam-lhe que não fale que eu tenho mais 300 ou 400 prêmios - isso não é importante.
Digam-lhe que não fale na universidade onde estudei.
Gostaria que alguém falasse no dia em que Martin Luther King Jr. tentou dar a vida para servir os outros.
Gostaria que alguém falasse  no dia em que Martin Luther King Jr. tentou amar alguém.
Quero que alguém fale no dia em que tentei ser justo e marchei com eles.
Quero que possam falar no dia em que tentei dar de comer aos que tinham fome.
Quero que possam falar no dia da minha vida em que tentei vestir os que estavam nus.
Quero que falem no dia da minha vida em que tentei visitar os que estavam na prisão.
E quero que digam que procurei amar e servir a humanidade.
Sim, se quiserem, digam que eu fui um mensageiro.
Digam que fui um mensageiro da justiça.
Digam que fui um mensageiro da paz.
Que fui um mensageiro da retidão.
E todas as outras coisas superficiais não terão importância.
Não terei dinheiro para deixar.
Não terei as coisas boas e luxuosas da vida para deixar.
Quero deixar apenas uma vida empenhada.
E isso é tudo o que eu quero dizer.
" Se puder ajudar alguém à minha passagem, se puder alegrar alguém com uma palavra ou canção, se puder mostrar a alguém que está andando errado, não terei vivido em vão. #
" Se puder cumprir o meu dever de cristão. Se puder levar a salvação ao mundo ontem arrasado. #
" Se puder difundir a mensagem como o Mestre a ensinou. #
" Então a minha vida não terá sido em vão".

Dois meses antes de ser morto, disse esse sermão na Igreja Batista Ebenezer, em Atlanta, na Geórgia.
King foi assassinado, por um branco, em Menphis, Tennessee, no dia 4 de abril de 1968.

# "If I Can Help Somebody", de A. Bazel Androzzo.

Nenhum comentário: