terça-feira, 28 de novembro de 2017

FUTURO TOTALMENTE COMPROMETIDO NO BRASIL: MAIS DA METADE DOS BRASILEIROS DE 16 A 25 ANOS TEM HPV, ASSOCIADA A DIVERSOS TIPOS DE CÂNCER

© Manuella Brandolff/ Palácio Piratini

Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (27) aponta que há uma prevalência de 54,6% de casos de HPV - Human Papilomavirus - entre a população brasileira de 16 a 25 anos, sendo que 38,4% são de alto risco para o desenvolvimento de câncer. 
O levantamento foi realizado com 5.812 mulheres e 1.774 homens de 16 a 25 anos. O grupo passou por exames laboratoriais e entrevista.
Os resultados divulgados até então são preliminares. 
O resultado laboratorial foi dado para 35,2% das amostras para o HPV – de onde se extraiu a informação de que 54,6% dos participantes têm a doença.
Como há municípios que ainda não encerraram as coletas, essa porcentagem pode mudar até o fim do estudo. 
O relatório final deve ser divulgado em março de 2018, explica o "G1".
O governo federal anunciou em junho deste ano a ampliação do público-alvo para a vacinação contra a doença: meninos de 11 a 15 anos agora podem receber uma dose. 
A infecção por HPV é associada a vários tipos de câncer como de colo de útero, pênis, vulva, canal anal e orofaringe.
A pesquisa é uma parceria com várias instituições: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Universidade de São Paulo, Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, secretarias municipais de saúde de todas as capitais do Brasil e Unidades Básicas de Saúde.


Nenhum comentário: