O noticiário em Brasília está nestes dias farto de notícias acerca de eventuais regalias na Papuda envolvendo o ex-senador Luiz Estevão.
Houve, durante o jogo do Brasil na Copa, uma busca e apreensão nas celas, efetuada pela Polícia Civil.
Segundo consta, o mandado estava pronto desde abril, mas esperou-se a data para cumprimento.
O ex-senador é um presidiário sui generis, porque se trata de um bilionário, muito poderoso, e com uma infinidade de negócios na cidade.
Isso, indubitavelmente, causa certo bulício na prisão e, não se pode negar, uma dose de apreensão nos carcereiros.
Aliás, é preciso que se diga, tal situação o coloca como eventual alvo em caso de sedição.
Apesar disso tudo, este não é o cerne da questão envolvendo o tom crítico do noticiário.
O motivo de tudo é, por incrível que pareça, jornalístico e político.
Vejamos.
Luiz Estevão é proprietário de um site de notícias (www.metropoles.com), que hoje é, possivelmente, o 4º maior site de notícias do país, graças à direção da respeitada jornalista Lilian Tahan.
O veículo, que penetrou na cobertura da capital da República, tem incomodado os políticos que já o tinham como carta fora do baralho.
Num dos recentes episódios, o site possuía um painel de notícias afixado num prédio da capital, que apesar das autorizações de funcionamento, foi retirado pela administração do DF quando surgiram críticas ao governador. Por isso, aliás, teme-se que a investida na Papuda tenha sido mais uma retaliação política.
1). Há 188 anos, no dia 21 de junho de 1830, nasceu Luís Gonzaga Pinto da Gama.
Mais conhecido como Luiz Gama, foi rábula - pessoa que exerce a advocacia mesmo sem título, prática permitida na época - e também atuou como escritor.
Mesmo tendo nascido livre, foi vendido como escravo pelo próprio pai aos 10 anos de idade, porém, mais tarde, se tornou patrono da abolição da escravidão no Brasil.
2). Há 144 anos, no dia 22 de junho de 1874, foi finalizada, em Recife, a construção do assentamento do cabo submarino transatlântico. Graças a isso, no mesmo dia, se iniciou a correspondência telegráfica entre Brasil e Europa.
Fonte: Migalhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário