domingo, 24 de junho de 2018

QUEM FOI QUE DISSE?


" Não tenho tempo para mais nada... SER FELIZ me consome muito. " 

Resultado de imagem para clarice lispector



Clarice Lispector, escritora de origem judia nascida na Ucrania em 10 de dezembro de 1920, imigrou para o Brasil ainda criança, aos 2 anos de idade, se estabelecendo com a família primeiramente em Maceió e depois em Recife. 
Quando Clarice tinha 10 anos de idade, sua mãe faleceu em decorrência de doenças contraídas durante o período em que a família vivera em constante fuga da perseguição anti-semista que tomava o leste europeu. 
Após concluir o colegial, optou por ingressar na faculdade de direito, apesar de não fazer parte da elite das famílias que por tradição compunham o corpo dicente do curso. 
Em 1943, após casar-se com seu colega de sala na faculdade de direito, Maury Gurgel Valente, que viera a se tornar diplomata, Clarice publicou seu primeiro livro, Perto do Coração Selvagem.
O casamento durou até 1959; tiveram dois filhos: Paulo e Pedro Gurgel Valente.
Clarice faleceu aos 09 de dezembro de 1977 no Rio de Janeiro, devido a um câncer no ovário.
No dia 10 de dezembro de 2014, o Instituto Moreira Salles promoveu a quarta edição de Hora de Clarice, evento que registrou o aniversário de Clarice Lispector (1920-1977).
Como parte da comemoração, o IMS produziu um vídeo-depoimento de Paulo Gurgel Valente, filho da escritora, que conversa com Eucanaã Ferraz e Elizama Almeida e relembra, por exemplo, as personalidades que frequentavam a sua casa e o primeiro livro que leu da mãe.

Nenhum comentário: