quinta-feira, 7 de setembro de 2017

O INSTITUTO GUSTAVO ROSA, EM SÃO PAULO

Publicado em 27 de junho de 2016/Por Karina Kuperman
Gustavo Rosa (Foto: Reprodução)
Gustavo Rosa (1946-2013) era pintor, desenhista e artista plástico; tem dois livros, o “Pintando um mundo melhor” e o “Diferentes sim, e daí?”, lançados em sua homenagem, e, apesar de sua produção nas décadas de 60, 70, 80 e 90 ser louvada por muitos dos mais importantes nomes de artistas da geração, sua obra ainda permanece desconhecida de grande parte do público. Para suprir esta carência será inaugurado amanhã, terça-feira, dia 28, em São Paulo, o Instituto Gustavo Rosa – IGR, que vai pesquisar, resgatar, preservar, catalogar e divulgar a obra do artista paulistano de reconhecimento internacional em uma série de ações que tem como missão disponibilizar a obra de Gustavo Rosa como parte do acervo histórico da pintura brasileira. 
O grande objetivo da instituição é promover a educação e a cidadania por meio da arte e, é claro, agregar a inteligência de profissionais de diversas áreas criando, assim, grupos multidisciplinares de estudos – capazes de propor ações e programas que se tornem caminhos educativos.
Falando nisso, com base no conceito “Pintando um mundo melhor” – que deu título ao primeiro livro de Gustavo, o instituto vai trabalhar a arte como fonte de inspiração para crianças e adolescentes com pouco acesso à cultura. 
O estilo lúdico e colorido de Gustavo, aliás, é perfeito como “o potencial materializador de um mundo melhor com alegria, beleza e arte”, como o próprio dizia. 


O artista em ação em seu ateliê (Foto: Reprodução)

O instituto é parte do Projeto Gustavo Rosa, concebido em janeiro de 2014 com propósito de desvendar a obra do artista – com mais de cinco mil trabalhos – por meio de pesquisa e mapeamento junto aos milhares de colecionadores no Brasil e no mundo e catalogá-las para que estejam presentes no Catálogo Raisonné de Gustavo Rosa. 
Vale destacar que o colecionador que levar uma obra para catalogação receberá um certificado de autenticidade, confeccionado em papel filigranado com mais de oito itens de segurança, codificados, numerados tipograficamente, estampados com selo holográfico void e chancela do IGR.
Logo na inauguração, o IGR promoverá o vernissage da exposição “Reencontros”, que reúne cerca de 100 obras fruto de curadoria cuidadosa de Roberto Rosa, irmão de Gustavo e herdeiro do acervo. 
Segundo Roberto, a mostra contará com obras das fases mais representativas das seis décadas de produção. 
Para garantir o financiamento da instituição, projetos de incentivo cultural – artísticos e sociais – e ações em busca de parceiros e apoiadores como oficinas de palestras serão frequentes. 
Ah! O Clube dos Amigos do Gustavo, um dos projetos que se encontra em fase de consolidação, tem como objetivo conquistar associados. Além disso, o espaço dispõe de área para exposições, eventos e uma loja como parte do acervo de gravuras, pôsteres e reproduções em lona de caminhão recicladas – assinadas por Gustavo Rosa – além de produtos desenvolvidos a partir de seu legado, como livros, objetos de casa e papelaria. 


Algumas das obras de Gustavo Rosa (Foto: Reprodução)

Pensa que acabou? Pois uma marca própria do instituto, em parceria com a empresária Roberta Gabriel, comercializará obras em O. S. T. de colecionadores interessados em vendê-las e vistas ao desenvolvimento de novos produtos que, como os atuais, terão parte de sua renda revertida para o financiamento das ações do IGR.

Serviço:
Instituto Gustavo Rosa
Endereço: Rua Veneza, 920, Jardim Paulista, São Paulo
Telefones: 3887-8249 e 3051-5784
Horário: segunda a sexta, entre 8h e 18h; fecha aos sábados e domingos
Ingresso: gratuito
Site: www.gustavorosa.com.br
Email: contato@gustavorosa.org.br AddThis Sharing ButtonsShare to FacebookShare to TwitterShare to E-mailShare to Pinterest

Nenhum comentário: