quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

SUICIDAS RICOS, FAMOSOS, DEPRESSIVOS. É MUITO EGOÍSMO PARA CARREGAR. TERÃO CULPA OS FANÁTICOS POR ESSES COITADINHOS?

Altar dedicado a Kim Jong-Hyun, cantor da Shinee, por sua morte. CHOI HYUK AFP

A morte do cantor sul-coreano Kim Jong-hyun aos 27 anos abalou o mundo do k-pop e seus fãs em todo o mundo.
“Estou quebrado por dentro. A tristeza que me devorou aos poucos finalmente me engoliu inteiro. Não consegui vencê-la”, escreveu em uma carta que enviou a uma amiga, a também artista Nain9, com a tarefa de torná-la pública caso algo lhe acontecesse. A cantora divulgou a mensagem em sua conta do Instagram.
“Eu me odiava. Me agarrava às recordações que se desvaneciam e gritava para acordar. Não havia resposta. Se não consigo respirar, é melhor acabar”, continua a despedida.
Jonghyun morreu na segunda-feira no Asan Hospital, em Seul, depois de ter sido encontrado inconsciente no hotel onde morava no bairro elegante de Cheong-dong, na capital sul-coreana. Em uma frigideira ardia um pedaço de carvão para churrasco.
Queimar pedaços de carvão, que liberam monóxido de carbono — gás letal se inalado em grandes quantidades — é um método de suicídio relativamente comum na Coreia do Sul. 
“Parece claro que foi um suicídio”, disse a polícia de Seul em uma entrevista coletiva. A pedido da família, não será realizada a autópsia do corpo.
No mundo competitivo do k-pop, o estresse está na ordem do dia. Por trás de cada canção e de todo novo grupo que aspira ao estrelato existe um sistema muito bem azeitado e milimetricamente organizado. 
Um sistema no qual quase nada é espontâneo e cada gesto e cada nota são pensados para agradar ao maior número possível de gente. 
Os grupos são administrados por grandes agências, que preparam durante anos os aspirantes a estrela. 
Aulas de canto, dança e interpretação, bem como de línguas — para atrair os fãs estrangeiros —, para que não haja nenhuma falha no momento em que os jovens artistas são apresentados ao público pela primeira vez.

E quando alcançam a fama sua vida tampouco fica mais fácil. Sempre sujeitos ao julgamento dos admiradores — e de suas agências — eles não podem dar um passo errado. Não podem se envolver em nenhum escândalo. Não podem se submeter a nenhum tipo de cirurgia estética. Os relacionamentos são tabu.
É uma pressão que costuma durar mais tempo nas bandas de rapazes, geralmente mais longevas que as de meninas. 
Ano após ano entre as três grandes favoritas do público, a SHINee está nos palcos há uma década com sucessos como Ring Ding Dong. 
Ao contrário do que geralmente acontece nesse tipo de grupo, nenhum membro foi substituído e os cinco componentes originais se mantiveram. Neste ano a banda lançou seu quinto álbum, Five, e fez uma turnê pelos Estados Unidos.
“Diga-me que fiz um bom trabalho”, implorou Jonghyun em um SMS de despedida enviado à irmã imediatamente antes de se suicidar.
Fonte: El País

Nenhum comentário: