/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/S/Q/9BYBsZT8SXRZXqnN7HAQ/ap20198194130817.jpg)
Estátua de Jen Reid é retirada do pedestal em Bristol, em 16 de julho de 2020 — Foto: Ben Birchall/AP
A estátua que representa uma jovem negra que participou nas manifestações do movimento "Black Lives Matter" foi retirada nesta quinta-feira (16), um dia depois de ser colocada sem permissão, da cidade de Bristol, no Reino Unido, anunciaram as autoridades municipais.
A escultura do artista britânico Marc Quinn, que recebeu o título "A Surge of Power" (Uma Onda de Poder), havia sido instalada sobre o pedestal em que ficava a estátua de Edward Colston - um comerciante de escravos do século XVII - sem a autorização da prefeitura de Bristol.
De acordo com as autoridades, a obra será levada para um museu para que o autor possa recuperá-la ou doar a estátua para a coleção municipal. A peça de aço representa a manifestante Jen Reid, uma mulher que foi fotografada com o punho levantado durante as manifestações antirracismo.

Estátua de mulher negra não tem autorização para ser instalada em Bristol, na Inglaterra.
O prefeito de Bristol, Marvin Rees, escreveu em uma rede social que entende a necessidade de expressão das pessoas, mas que a estátua deveria ser retirada.
A imagem de Colston foi derrubada no início de junho, durante as manifestações do movimento "Black Lives Matter", organizadas após a morte no fim de maio de George Floyd, um afro-americano que faleceu durante uma ação policial nos Estados Unidos após ser imobilizado no chão durante uma detenção.
(G1)
Segundo a Revista CLÁUDIA:
“Voltando para casa, eu senti uma enorme impulso de subir no pedestal, totalmente impelida a fazer isso pelos eventos daquele dia. Ver a estátua de Edward Colston sendo jogada no rio parecia um ato verdadeiramente histórico, enorme”, declarou Reid em nota à imprensa.
O gesto de erguer o braço na saudação Black Power também foi totalmente espontâneo, ela afirmou. “Era como se uma carga elétrica de energia estivesse passando por mim.”
E foi justamente nesta pose que ela foi imortalizada em forma de estátua pelo artista Marc Quinn, que soube do ato de Reid após um amigo lhe mostrar uma foto dela no pedestal.
“Meu primeiro pensamento foi o quão incrível seria fazer uma escultura dela”, contou o artista.
“É uma imagem tão poderosa, de um momento que senti que precisava ser materializado para sempre.”
Sem perder tempo, Quinn entrou em contato com Reid pelas redes socais para ver se ela aceitava.
Leia mais em: https://claudia.abril.com.br/noticias/quem-e-jen-reid/...
Nenhum comentário:
Postar um comentário