sexta-feira, 24 de julho de 2020

GRANDE ELZA.

Cantora e compositora brasileira
Por Rebeca Fuks/Doutora em Estudos da Cultura
Biografia de Elza Soares

Famosa pela voz rouca, Elza Soares (1930) é um dos maiores nomes da música popular brasileira. Sua história de vida conta com tragédias e reviravoltas memoráveis.

Infância
Nascida no subúrbio do Rio de Janeiro (em uma favela onde hoje está situada Vila Vintém), Elza da Conceição Soares é filha de um operário (Avelino Gomes) com uma lavadeira (Rosária Maria da Conceição). 
A menina começou a cantar com o pai, que gostava de tocar violão nas horas vagas.
Elza teve uma infância dura e subitamente interrompida pelo casamento. O pai de Elza obrigou a menina a casar-se quando ela tinha apenas 12 anos.

Início da carreira
Elza trabalhou como encaixotadora em uma fábrica de sabão no Engenho de Dentro.
Em 1953 ingressou na vida artística ao fazer o seu primeiro teste na Rádio Tupi, no programa de calouros Ary Barroso, tendo ficado em primeiro lugar.
No início da carreira, também trabalhou na Orquestra Garam Bailes, como crooner, até 1954.
Em 1959 foi contratada para trabalhar na Rádio Vera Cruz. Em 1960, atuou no Festival Nacional da Bossa Nova.
Três anos mais tarde, Elza foi a representante do Brasil na Copa do mundo no Chile.

Maiores sucessos de Elza Soares
Elza Soares ficou conhecida por uma série de sucessos, os maiores deles seguem listados abaixo:
Dentro de cada um
Exú nas escolas
Deus há de ser
A Carne
Mulher do Fim do Mundo
Língua
O que se cala
Dindi
Maria da Vila Matilde
Banho

Em 2000, a emissora BBC, em Londres, deu à Elza o título de A Melhor Cantora do Universo. 

Vida amorosa e filhos
Quando tinha 12 anos de idade, o pai de Elza a obrigou a se casar com Lourdes Antônio Soares. Dessa relação nasceu, no ano a seguir, João Carlos, que veio a falecer em decorrência de uma doença. 
Com apenas 15 anos, Elza perdeu o seu segundo filho, que também veio a falecer. O casamento foi abruptamente interrompido com a morte do marido, deixando a cantora viúva aos 21 anos. 
Aos 27 anos, já era mãe de cinco crianças (quatro meninos e uma menina). 
A cantora conheceu Garrincha, que veio a ser seu parceiro de longa data, durante a Copa do Mundo no Chile, onde se apresentou representando o Brasil. Na ocasião, o jogador era casado. 

Casamento com Garrincha
A relação com o famoso jogador de futebol começou de forma clandestina porque Garrincha era casado. Durante muito tempo, a então recém-cantora foi perseguida, acusada de ter sido a amante que deu fim ao matrimônio do ídolo.
Depois de algum tempo, Garrincha se divorciou e casou-se com Elza, com quem teve um filho e manteve uma relação por mais de dezessete anos. O filho, Júnior, faleceu em um acidente de carro em 1986.

Garrincha e Elza Soares

Depois da aposentadoria dos campos, o atleta tornou-se alcoólatra e passou a agredir fisicamente Elza, que apesar de em uma ocasião ter chegado a ficar com dentes quebrados, não denunciou o caso. Dessa experiência de violência doméstica, muitos anos mais tarde, surgiu a canção Maria da Vila Matilde, onde a cantora afirma: "cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim".
Elza publicou em 1969 um livro intitulado Minha vida com Mané, onde conta detalhes da história de amor que viveu com Mané. 

Biografia autorizada de Elza Soares
O jornalista Zeca Camargo é o autor da biografia Elza, lançada em 2018, que foi concebida a partir de 40 horas de depoimentos e com a autorização da cantora.


Essa não foi a primeira biografia a contar a história de Elza Soares. Em 1997 foi publicado o livro Cantando para não enlouquecer, de José Louzeiro.

Nenhum comentário: