Lula no Jornal Nacional, da Globo, incendeia as redes sociais.
Emissora de TV dos Marinho mascara 5ª absolvição seguida do ex-presidente Lula e William Bonner é obrigado a corrigir informação ao vivo.
Escrito por Esmael Morais
Pela quinta vez, uma ação contra Lula foi rejeitada pelo judiciário, no caso o TRF1, de Brasília, onde o ex-juiz Sérgio Moro e a Lava Jato tentaram invadir a jurisdição de forma parcial e ilegal.
O lead da notícia era essa, mas o Jornal Nacional errou.
O apresentador William Bonner teve de corrigir ao vivo na edição desta terça-feira (1º).
A emissora havia informado incorretamente que Lula havia sido condenado na primeira instância no caso penal em que o ex-presidente era acusado de receber vantagem indevida da Odebrecht, por meio de Taiguara Rodrigues e por meio de palestras comprovadamente realizadas.
O caso ficou conhecido como “Odebrecht/BNDES/Angola”.
“O Jornal Nacional teve que retificar uma informação enviesada sobre o quinto arquivamento seguido de acusações contra o ex-presidente Lula”, repercutiram as redes sociais.
“O episódio ganhou destaque no Twitter, que não perdoou a má fé do veículo que, mais uma vez, omitiu detalhes da absolvição de Lula.”
“Sempre que foi julgado por um órgão imparcial e independente — fora da Lava Jato de Curitiba — Lula foi absolvido ou a acusação foi sumariamente rejeitada”, afirmou a defesa do petista.
O ex-presidente Lula lista as cinco ações penais que foram rejeitadas pelo judiciário:
Caso “Quadrilhão”
Caso “Obstrução de justiça” (Delcídio do Amaral)
Caso “Frei Chico”
Caso “Invasão do Tríplex”
Caso Odebrecht/BNDES/Angola
O advogado Cristiano Zanin Martins, da defesa do ex-presidente, por meio de nota, afirmou que a expectativa é de que o Supremo Tribunal Federal acolha os dois habeas corpus que tramitam perante aquela Corte e que pedem a anulação dos processos abertos contra Lula pela Lava Jato de Curitiba em virtude da suspeição do ex-juiz Sergio Moro e dos procuradores da República liderados por Deltan Dallagnol.
Segundo o defensor, o objetivo é que o ex-presidente possa ter direito a um julgamento justo e imparcial também em relação a esses casos.
Com as redes sociais em chamas, os bolsonaristas acusam a TV Globo de ser petista.
Para os correligionários do “Capitão Cloroquina”, a emissora de televisão tem a “obrigação” de continuar censurando o ex-presidente Lula e apoiar incondicionalmente o atual governo.
Blog do Esmael.

Nenhum comentário:
Postar um comentário