quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Bolsominion, o que melhorou na sua vida após a eleição de Bolsonaro?

 

Perguntas do ator e poeta Adeilton Lima sem a menor intenção de ofender ninguém.
6 jan 2021
Por Adeilton Lima*

Aos eleitores de Bolsonaro. Sugiro algumas reflexões:
– O que melhorou na sua vida com a eleição de um presidente autoritário e totalmente despreparado para o cargo, aliás, um mentiroso contumaz? O que melhorou para o Brasil?
– Consegue fazer uma análise comparativa entre todos os governos dos últimos 20 anos?
– Como é ver esse presidente aparelhando instituições como o Ministério Público, Polícia Federal e Abin com o objetivo único de acobertar os crimes dos filhos (e de si próprio)? Não era ele que iria atuar contra a corrupção?
– Acha correto que a Abin faça relatórios e oriente Flávio Bolsonaro na defesa de seus crimes?
– O que você pensa quando vê o presidente dizendo que o “Brasil está quebrado, e ele não sabe o que fazer”? Mas que ao mesmo tempo autoriza a compra de um satélite ultrapassado por 175 milhões e aumenta o salário dos militares, sem contar seu alto gasto com cartão corporativo?
– É tranquilo para você ver os ministérios da cultura e da educação serem destruídos, sucateados? Ação essa que consequentemente já prejudicou muitos trabalhadores desses segmentos?
– Gosta da equipe de ministros incompetentes?
– E quanto à retirada de recursos de pesquisas na área de ciência e tecnologia?
– E também do fim de bolsas de estudos em graduação e pós-graduação nas universidades públicas?
– Você está gostando da volta da inflação?
– Está de acordo com o fim do auxílio emergencial enquanto as grandes fortunas do país continuam sem taxação e aumentando horrores?
– Como você explica que existam mais de 50 pedidos de impeachment na gaveta de Rodrigo Maia e nada aconteça?
– Como você vê essas barganhas e compras de votos pelo governo com um grupo de deputados parasitas dentro da Câmara sob a alcunha de “Centrão”? É isso mesmo?
– Está satisfeito com as medidas tomadas contra a pandemia da Covid 19? Já se vacinou?
– Ah, é contra a vacina? Prefere ozônio ou oração de pastor?
– Você está de acordo que um general sem qualquer formação em medicina ocupe o cargo de Ministro da Saúde no meio de uma pandemia?
– Você sabe quais medidas estão sendo tomadas e quais são os planejamentos e estratégias para o início da vacinação no Brasil? Conta pra gente…
– Como você encara essa onda negacionista e irresponsável desse presidente e de seus seguidores?
– Você concorda mesmo em não usar máscara, não cumprir protocolos e incentivar a contaminação? Você ama seus amigos e familiares?
– Sabia que lá fora dezenas de países já iniciaram a vacinação?
– Você concorda mesmo que os trabalhadores no Brasil têm muitos direitos? Sério? Qual a sua profissão e qual o seu salário?
– Você concorda com a privatização do SUS? Tem Certeza?
– Você se considera de qual classe? Você é daquela classe média que jura que é rica ou da classe média que sabe que é pobre?
– Você já notou que houve um aumento significativo de violência contra as mulheres? Sabia que isso tem origem no discurso misógino de seu presidente? O mesmo vale para a população LGBTQ+ e a homofobia explícita desse cidadão.
– Concorda com a perseguição promovida por evangélicos que apoiam o seu presidente contra as religiões de matrizes africanas?
– Já percebeu que os negros são que os que mais morrem nas batidas policiais? E que seu presidente tem a intenção de aprovar um projeto chamado “excludente de ilicitude”, de forma a inocentar policiais que matam “em serviço”? E se for um filho seu a morrer inocentemente?
– Sabia que enquanto a “boiada passa” a floresta e os índios vão sendo exterminados?
– Já percebeu à sua volta o absurdo aumento da miséria?
– Você achou mesmo correta a forma como a lava jato conduziu investigações e prendeu muita gente sem provas para forçar “delações premiadas”?
– Sabia que a lava jato quebrou o Brasil com a falência de empresas e aumento do desemprego, além de vender nosso patrimônio para os gringos a preço de banana?
– Você entendeu como ética a ida do ex-juiz Sergio Moro para o governo Bolsonaro, depois de ele julgar e condenar sem provas o ex-presidente Lula?
– Você, bolsonarista, tem as provas?
– Sabia que a tal “grande mídia” (Globo, Folha, Estadão, entre outros) que Bolsonaro tanto acusa, foi exatamente quem ajudou a elegê-lo?
– Já parou pra pensar sobre quem teria mandado matar a vereadora Marielle Franco?
– Por que será que mataram o miliciano Adriano, condecorado por Flávio Bolsonaro? Cadê o conteúdo dos treze celulares que estavam com ele?
– Por que o advogado de Flávio Bolsonaro dava refúgio para Queiroz em sua casa, em São Paulo? Questões humanitárias? Ah, sei…
– Já tomou sua cloroquina hoje ou prefere ozônio mesmo?
Se você concorda com as ações deste governo e de seu presidente, você é tão canalha quanto ele! 
E o sujeito é apenas espelho do seu raso caráter! 
Agora, se você for contra, a hora é de rebelar-se e tentar, no mínimo, alguma reparação pela destruição que o Brasil vem enfrentando com essa quadrilha no poder. 
Quando tudo que restar for apenas escombros, será tarde.
Estudar história, buscar as informações e dialogar sobre as necessidades do país, nos prepara para não cometermos erros cujas consequências podem ser irreversíveis. 
Saiba que vai demorar muito para sairmos desse buraco no qual caímos (pense nisso quando puser a cabeça no travesseiro, sabia que tem muita gente inocente morrendo?). 
Pense nisso também quando se vir diante de uma urna eletrônica novamente (não será em papel). 
Não, políticos não são todos iguais. 
Existe gente séria e responsável, preocupada com o país. 
Ah, só pra lembrar, o outro candidato era um professor. 
E não existe “não gostar de política”. 
Existe fazer política diariamente, seja na fila da padaria, atento ao preço do pão, seja em defesa de direitos duramente conquistados ao longo da história. 
Mais empatia, mais solidariedade!
Pense!!! Desperte!!!

*Ator e poeta/ Revista Fórum.

Nenhum comentário: