segunda-feira, 20 de junho de 2022

POR ONDE ANDA O PROFESSOR NIKLAUS KARL EUGEN HUBER?

No ano de 1968, lecionavam no Ginásio Estadual "Virgílio Maynard, em São Miguel Arcanjo, os seguintes professores:

Arthur Augusto Antonio

Doraci Terra França

José Fernandes Viana Filho

Maria Aparecida Rolim do Amaral

Elza Barretti

Valdemar Rodrigues dos Santos

Claide Silva Santos

Áurea Tambelli Quadri

Miriam Rabelo Orsi

Teresa Lúcia de Oliveira

Djalma Matarazzo

Maria Augusta de Proença Vieira

Neide Marcondes Cyrineu

Rosely de Sousa

Maria Rodrigues Meira

Nereu Marcondes

Niklaus Karl Eugen Huber

Ronaldo José Gonçalves

Valderes Sacco.

Alguns ainda vivem.

Outros já residem noutra esfera.

Fui atrás de Niklaus e pude constatar que hoje ele é presidente de uma associação privada com sede no Bairro Rio Verde, na cidade de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. 

Trata-se do Instituto Padre João Peter, cuja principal atividade é o serviço de Assistência Social sem alojamento na cidade.

Tem marcenaria, hortas, biblioteca, horto florestal, artes, etc.

 









A entidade foi fundada em 1988.

Em 1990, o INSTITUTO iniciou o trabalho com as Terapias Integrativas e Complementares, que tinha como objetivo melhorar a saúde e a qualidade de vida, através dos conhecimentos tracionais, resgatando o uso dos chás, produtos naturais e da homeopatia, lembrando que nesse período do início de Lucas tudo era muito difícil. 
Em 1993, as primeiras terapeutas fizeram o curso do Método Bioenergético de Tratamento Natural, que até hoje é muito procurada pela comunidade de Lucas e região.
Ressaltamos também que desde o início incentiva o cultivo de plantas medicinais como uma atividade que atende as dimensões sociais, econômica, ecológica e sustentável das famílias. 
Essa é uma das atividades pilares do Instituto que funciona até hoje e é muito valorizada pela comunidade.

A diretoria da qual o professor faz parte ganhou uma moção da Casa Legislativa local alguns anos atrás.

Vejam:

MOÇÃO N. 20, DE 10 DE OUTUBRO DE 2013 
MOÇÃO DE APLAUSOS 
AUTORIA VEREADORA: CLEUSA MARCHEZAN DE MARCO.
A Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde - MT, representando o pensamento do Povo Luverdense, vem a público externar MOÇÃO DE APLAUSOS à ESCOLA ESTADUAL DOM BOSCO, aos seus DIRETORES e PROFESSORES pelos serviços educacionais prestados à sociedade luverdense em 30 anos de história. Nosso profundo respeito, reconhecimento e gratidão. A Moção de Aplausos aos DIRETORES homenageia profissionais que prestaram relevante serviço educacional na gestão da Escola a partir de 1983 até 2013. Assim relacionados: NIKLAUS KARL EUGEN HUBER; GENEZ JOSÉ CARLIN; MARIA GENY BESS; LUCRÉCIA DERNADIN; ESTER BARTH; CONSUELO FÁTIMA NUNES; VALDIR DA SILVA MOREIRA; SÉRGIO ALBERTO BOTEZINI; CLAUDETE ZAVODINI; CLEUSA TEREZINHA MARCHEZAN DE MARCO e SOLENI TEREZINHA VENDRUSCOLO IORIS. 
A Moção de Aplausos aos PROFESSORES é uma homenagem a profissionais que desempenharam uma brilhante carreira na Escola e estão aposentados, assim relacionados: ANGELA PEDROSO SIMON; ANA LEISE ALVES DE ARRUDA; MARIA INÊS KUMMER; NADIR MATIAS DA FONSECA e MELITA ENGELBRECHT. 
A professora CLECI DE FÁTIMA NUNES é homenageada por ser a primeira professora da escola e do município. 
A Moção de Aplausos à ESCOLA ESTADUAL DOM BOSCO, é uma homenagem a instituição que iniciou suas atividades em Fevereiro de 1982 com a chegada dos primeiros assentados e foi criada oficialmente em 17 de maio de 1983. No início atendia uma população homogênea e monocultural: os filhos dos migrantes agricultores que vieram do sul do país, através do projeto de assentamento e colonização do Centro-Oeste desenvolvido pelo Incra. Com o passar dos anos, o desenvolvimento do agronegócio e da indústria atraiu trabalhadores migrantes de vários estados e das diferentes regiões do país, em busca de novas oportunidades e qualidade de vida. Ao longo desses 30 anos de história de desenvolvimento de Lucas do Rio Verde, a Escola Estadual Dom Bosco já formou 140 turmas de Ensino Médio, contribuindo na formação de mais de 3000 jovens, no ensino Médio, até o ano de 2012. Ao longo do processo educativo teve a colaboração de muitos profissionais que não mediram esforços na perspectiva de trabalhar em prol da formação de milhares de crianças, adolescentes, jovens e adultos que estudaram e/ou estudam nessa Instituição de Ensino. Todos os profissionais que passaram pela Escola Estadual Dom Bosco atuaram ativamente no processo educacional e na formação cidadã dos alunos, preparando-os para uma atuação crítica e participativa no processo histórico e desenvolvimento do município e região. Neste ano de 2013, estão matriculados aproximadamente 1600 alunos distribuídos em 54 turmas, atendendo adolescentes e jovens do Ensino Médio Inovador e do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, a saber: Curso Técnico em Administração e Curso Técnico em Informática, atendendo ainda alunos do Ensino Médio na Escola Fredolino Vieira Barros, na Comunidade Groslândia. Considerando que a história de Lucas do Rio Verde está intimamente ligada à História da Escola Estadual Dom Bosco e buscando lembrar os profissionais da Educação que marcaram a História da Educação da Escola ao longo desses 30 anos de História é que apresentamos a essa renomada Casa de Leis a solicitação de indicação de título de “Moção de Aplausos” a Escola, aos professores que estiveram à frente da Gestão, exercendo a função de diretores da Escola Estadual Dom Bosco de 1983 até o ano de 2013 e aos professores que se aposentaram desempenhando sua função na Escola. Palácio do Cidadão, 10 de outubro de 2013. CLEUSA MARCHEZAN DE MARCO Vereadora - PT.


Nenhum comentário: