domingo, 19 de novembro de 2017

FESTA BLACK JUNE PODERÁ SER INCLUÍDA NO CALENDÁRIO TURÍSTICO DO ESTADO DE SÃO PAULO



Inclusão da festa Black June no calendário turístico
Da assessoria da deputada Márcia Lia

O Projeto de Lei 443/2017, assinado pelas deputadas Márcia Lia e Leci Brandão e pelo deputado Aldo Demarchi, propõe a inclusão da festa Black June, da cidade de Rio Claro, no calendário turístico estadual. 
O evento, que é a maior festa junina do interior paulista, é organizado pela comunidade negra. 
O PL foi aprovado nas comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Atividades Econômicas e está pronto para ir a Plenário. 

"A Black June é uma festa que exalta a cultura afrodescendente, que valoriza a comunidade negra e dá voz a uma juventude que sofre tanto com racismo e opressão. A festa busca as raízes e reforça as origens de um povo, e por isso precisa ser reconhecida e destacada", observou Márcia Lia. 

Na festa há uma praça com comidas e bebidas típicas dessa época do ano, e acontecem apresentações de artistas negros. 
Na agenda estão previstas apresentações de umbigada, batuque, jongo, congada, capoeira, samba de roda, samba rock, hip hop e outros ritmos, além de manifestações de origem africana. 
Mais de dez mil pessoas prestigiam os dois dias de atividades.
A festa existe há mais de 50 anos e começou quando um morador do bairro Vila Alemã, conhecido como Santana, fazia uma festa no dia 12 de junho para comemorar seu aniversário. Na ocasião, ele chamava toda a comunidade e oferecia comidas e bebidas típicas das festas juninas.

ALESP

Nenhum comentário: