terça-feira, 12 de dezembro de 2017

OITO BANDIDOS SOB A MIRA DE UM DISPOSITIVO DE FUMAÇA ABANDONARAM O BRADESCO DE TAPIRAÍ NESTA MADRUGADA.



Dispositivo de fumaça frustra ataque de bandidos a banco em Tapiraí.
A porta de vidro ficou estilhaçada.


Um dispositivo gerador de fumaça frustrou um ataque de criminosos à agência do banco Bradesco do município de Tapiraí (SP) na madrugada desta terça-feira (12).
O bando, formado por pelo menos oito integrantes fortemente armados, atirou contra o vidro da agência e quando começaram a perfurar os caixas eletrônicos o dispositivo de fumaça foi acionado e os bandidos desistiram do furto.
Antes de atacar a agência, os criminosos renderam um taxista e roubaram um celular e R$ 200 em dinheiro. 
O taxista e duas passageiras foram feitos reféns, provavelmente para utilizá-los de escudo caso a polícia aparecesse. Depois, todos foram liberados sem ferimentos. 
Os bandidos fugiram por uma estrada vicinal. A Polícia Militar ainda efetuou buscas, mas nenhum criminoso foi localizado.
O equipamento já é utilizado por diversas agências como forma de inibir a ação dos criminosos e evitar os ataques aos caixas eletrônicos e aos cofres dos bancos.
O sistema integra softwares inteligentes, sensores e um gerador de neblina, que é automaticamente ativado quando o ambiente do caixa eletrônico é atacado. 
A fumaça gerada é uma névoa artificial que atinge a visão e a audição do ladrão gerando completa desorientação. 
Antes mesmo de chegar ao ponto de explodir o caixa, uma neblina bastante densa toma conta do ambiente em questão de segundos. 
Segundo a empresa que desenvolveu o sistema, o disparo da neblina, que sai em forma de jato a uma temperatura aproximada de 200 graus Celsius, é formado por uma composição química não prejudicial à saúde, totalmente inofensiva aos seres humanos e não danifica qualquer tipo de material ou equipamento presente no local.
A neblina preenche o ambiente em poucos segundos. A dispersão da fumaça é bastante lenta, podendo ultrapassar os 30 minutos, tempo mais que suficiente para que forças policiais cheguem ao local.
Se necessário, o sistema reconhece a densidade de neblina na sala e efetua novas descargas automaticamente, quantas vezes forem necessárias, ou até que o sistema de alarme seja desativado.
Fotos: Divulgação.

Fonte: Blog do Sergio Santos
Jornalista, radialista e publicitário. 
Editor responsável pelo Blog do Sérgio Santos. 
Registro de Jornalista MTB 51.754 / SP.

Nenhum comentário: