segunda-feira, 10 de setembro de 2018

QUANDO UM GOVERNANTE NÃO SE LIGA EM CULTURA, QUEM MAIS? LADRÕES, NO CASO DO MUSEU DA CASA DO SERTANISTA QUE FOI ASSALTADO DE NOVO!

Nosso "muito obrigada" ao senhor Prefeito de São Miguel Arcanjo por NUNCA ter autorizado a construção de um banheiro e de uma cozinha que bem que serviria de autossustentação para os projetos culturais do MUSEU e da BIBLIOTECA, propriedades da Casa do Sertanista, uma entidade privada sem fins econômicos e nem políticos que existe e foi legalizada desde 1999, hoje ainda das poucas entidades locais que possuem estatuto e têm vida própria.
Por que agradeço?
Porque ele conhece bem o povo que governa, porque ele sabe das famílias que são destruídas a cada dia pelo tráfico de entorpecentes - ele conhece quem trafica e quem auxilia - , porque ele deve saber também que a fome não aperta só a boca do estômago e que a Assistência Social não alcança os sonhos das crianças e dos adolescentes carentes do município, porque há adultos minguando também. 
Por que agradeço?
Porque entraram no MUSEU de novo neste final de semana.
Vizinhos da Cohab 4 avisaram dona Maria Perpétua que era um grupo - e é assim que os malfeitores andam pela cidade - formado por 5 ou 7 pessoas. 
Esses rapazes são tão experts que usam algum maçarico que não deixa rastros; eles erguem a porta, entram, pegam o que querem levar e saem normalmente.
A fechadura da porta nem precisa ser trocada, porque não altera em nada o manuseio da chave. 
Mas claro que é bom trocar, não é mesmo?
Sorte foi que não conseguiram levar nada desta vez, porque a polícia até que agiu rapidamente, mesmo tendo seguido para o bairro do Brejaúva, pensando que o Museu ficava por lá.
Os ladrões quase levaram uma peça histórica valiosa que existe no MUSEU há muito tempo: trata-se de uma porta com espelho de cristal que pertenceu ao Bimbim Fogaça, que mais tarde foi adquirida pelo Paulico Brandão, comprada pelo Góes e por este vendida a dona Maria Perpétua.
Nosso "muito obrigada" aos policiais que conseguiram salvar a peça que já estava lá fora, atrás do imóvel, pronta para ser carregada. Na certa, os meliantes teriam ido buscar alguma condução...
Outro rastro deles?
Quebraram a cabeça da Santa Cecília que ali está guardada junto aos pertences antigos da banda lírica; é uma imagem que foi doada pelo músico Orlando Nunes, em substituição à primeira imagem da padroeira dos músicos que um dia, lá atrás, um político da cidade mandou quebrá-la toda em pedacinhos. 
E a vida segue em frente.
E daqui a dois anos vamos eleger um outro prefeito.
Se por acaso o povo escolher o senhor mesmo para continuar administrando a vida que deve ser de todos os são-miguelenses, é porque está satisfeito consigo e com seus assessores e secretários, mas nem todos estão, porque é preciso mais empenho e muito mais amor.
São Miguel Arcanjo que nos ajude!

Nenhum comentário: