sexta-feira, 5 de julho de 2019

TCU VAI APURAR COAF

TCU vai apurar se Coaf está investigando contas de Glenn Greenwald.
PF teria solicitado que conselho que vasculhasse movimentações financeiras do jornalista após vazamentos envolvendo a Lava Jato.
sexta-feira, 5 de julho de 2019

O Ministério Público junto ao TCU apresentou requerimento para que o órgão apure se o Coaf - Conselho de Controle de Atividades Financeiras está analisando as movimentações financeiras do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil.
A Polícia Federal teria solicitado ao órgão que vasculhasse as contas bancárias de Greenwald depois que ele começou a publicar vazamento de mensagens supostamente trocadas entre o ex-juiz Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato. A PF, subordinada a Moro, não confirma a informação.
O procurador Lucas Furtado afirma, no requerimento, que qualquer iniciativa do Coaf seria uma "retaliação à divulgação das mensagens" e, portanto, um "flagrante desvio de finalidade pública". Assim, pede que o Tribunal de Contas apure a "ocorrência de ilegalidades".

Críticas

Nesta quinta-feira, a Comissão de Liberdade de Expressão da OAB/RJ divulgou nota por meio da qual manifesta "contrariedade e preocupação" diante do pedido da polícia Federal para que o Coaf levante movimentações financeiras do jornalista Glenn Greenwald. Para a seccional, se for confirmada a investigação, o ato “representa inaceitável prática de tolhimento e intimidação", em afronta à CF. Veja a íntegra da nota.

Vazamentos

Migalhas reuniu, em site exclusivo, todas as informações e desdobramentos dos vazamentos envolvendo a operação Lava Jato. Acesse: vazamentoslavajato.com.br


Nenhum comentário: