sábado, 16 de julho de 2022

QUE ISSO NÃO SE REPITA!

 

Cessou o movimento revolucionário!



Aos que morreram na Revolução.
3 de outubro de 1932

Cessou definitivamente o movimento revolucionário. As tropas paulistas se renderam, incondicionalmente dizem os jornais. As tropas federais, ocupam Itapetininga e Sorocaba. Regressei para Itapetininga e, no regresso vim só, de trem, observando a paisagem tristonha do São Paulo vencido.
Vinha de Sorocaba, de trem, sem saber o que se estava passando em Itapetininga, sabedor apenas de que tinha havido ocupação militar da cidade. Parecia-me que o trem não saía do lugar. E eu vinha com a imagem de São Paulo vencido a brincar na minha imaginação. Tudo, no caminho, para mim, assemelhava-se a um ser vencido, mesmo as coisas inanimadas. E quase do alto da entrada eu avistei a cidade meio metida no mato, ao longe, a matriz de Itapetininga com suas duas torres erguidas sobre o mato, afigurou-se que gritava como um soldado vencido, de braços para cima: não me matem!

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
Vargas

Transcrição do Diário de Gessner Pompílio Pompêo de Barros (MT 1896 – RJ 1960), Itapetininga, SP, página 150-151 em referência à Revolução Constitucionalista de 1932.


Soldados Revolucionários.

Nenhum comentário: