sexta-feira, 29 de junho de 2012

LIBERDADE DE OPINIÃO E EXPRESSÃO EM CAPÃO BONITO É CRIME.





Para acompanhar a evolução tecnológica e a nova tendência de busca pela informação, criamos o Blog do Chico Lino (Chicotada), que nasceu pequeno, começou a engatinhar e chegou a índices de audiência jamais alcançados pela imprensa local. Tivemos a ousadia de lançar uma proposta editorial voltada para a democratização das informações, até então escondidas nos porões da nossa política. 
Quebramos alguns paradigmas e viramos, naturalmente, um fiscalizador dos políticos. O acesso ao conteúdo foi totalmente gratuito, e não ganhávamos um centavo sequer com a mídia. O blog se transformou num veículo de prestação de serviço. 
Como as notícias e postagens aqui publicadas necessitavam de coragem e ousadia, na mesma proporção que ganhávamos adeptos, aumentava-se a rede de descontentes com as verdades expostas. Por veicular fatos que desagradavam classes dominantes, de simples jornalista, me transformei em réu em diversos processos judiciais. Os personagens envolvidos nas publicações sentiram-se ofendidos e procuraram, legalmente, seus direitos, porém, temos a nosso favor a Constituição Brasileira, que garante a liberdade de opinião e expressão. 
Além disso, temos o fator financeiro. Como criamos o blog para prestar um serviço de utilidade pública, optamos por não ter patrocinadores, ou seja, a única despesa que tínhamos era como telefone e o tempo destinado do jornalista à elaboração das notícias. Entretanto, as ações judiciais foram gerando mais despesas. Para manter ativo o Blog, necessitávamos de patrocinadores, e com isso, ficaria praticamente inviável atingir o objetivo proposto de independência. 
Mas o principal motivo que nos levou a repensar os objetivos jornalísticos foi um sentimento familiar. Fui ameaçados várias vezes. Nas rodas nebulosas, despejavam críticas infundadas, pois, não se compreendia o verdadeiro papel do jornalismo moderno. Até aí, tudo bem! Porém, nas últimas semanas, covardemente e às escondidas, ofenderam, caluniosamente, membros da minha família. Foi uma apelação sem tamanho e que me fez repensar minha conduta profissional. 
Alguns classificarão a minha decisão como "arregão", mas entre colocar minha família em situação constrangedora, prefiro arcar com o adjetivo. Meus pais são pessoas simples, humildes, todavia, trabalhadores e batalhadores. Eu e minha prezada irmã nunca tivemos mordomias, pois nossos pais optaram pela Educação. Hoje, graças ao esforço deles e de meus avós, temos uma profissão - nosso único bem. 

Minha família não merece passar por constrangimentos, e é por eles que decido encerrar esse blog, e reformular uma nova proposta jornalística voltada à cultura e a história do nosso município que será lançada após o período eleitoral.
Não é fácil ser jornalista na própria aldeia, e onde os costumes provincianos ainda imperam. Deixo o olhar fiscalizador aos poderosos usando um velho ditado popular: "Uma andorinha só não faz verão". De uma maneira ou outra, fiz minha parte. Entendo que muita coisa ainda precisa ser aperfeiçoada no mundo político e empresarial do nosso município, mas não será esse blog o "salvador da pátria". A quem nos confiou a audiência, o nosso muito obrigado, de coração. E, a vida continua!

E aos que sentiram-se ofendidos pelas postagens, apenas uma frase: "Fiz meu trabalho!"



O BLOG DO CHICO LINO, DE CAPÃO BONITO, QUE TINHA RECORDES DE ACESSOS DIARIAMENTE, NÃO EXISTE MAIS.

INFELIZMENTE.
MAS FOI ATRAVÉS DELE QUE PUDEMOS VISLUMBRAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE DE CAPÃO BONITO E O REAL ENVOLVIMENTO DOS SEUS CIDADÃOS COM OS PROBLEMAS SOCIAIS E POLÍTICOS DO MESMO.


Nenhum comentário: