quarta-feira, 20 de agosto de 2014

SÃO-MIGUELENSES INTOXICADOS POR VENENO DE RATO NO RESTAURANTE E PIZZARIA PALOMA, EM PILAR DO SUL


Vinte pessoas moradoras em São Miguel Arcanjo estavam em 4 veículos e, foram participar de uma reunião religiosa em Salto de Pirapora. 
Ao retornarem, por volta das 22h30, decidiram se alimentar no "Restaurante e Pizzaria Paloma", localizado na Rua Elias Valio, centro de Pilar do Sul.
Pediram 6 pizzas e 4 refrigerantes e sentaram à mesa. 
Ao comerem uma pizza, na primeira rodada, uma moça encontrou uma mosca morta; ela foi até o balcão e reclamou ao comerciante Maurício José de Carvalho. 
O comerciante teria recolhido o pedaço de pizza e dito que aquela pizza não seria cobrada. 
Em outro momento, outra mulher diz ter encontrado fezes de rato, em meio a outro pedaço do alimento.
Após esses fatos, os clientes reclamaram novamente ao comerciante que disse ter aplicado veneno na quinta-feira (14/08, data do fato) para matar moscas. 
Antes de saírem do estabelecimento, uma moça fotografou pedaços de pizzas que ficaram sobre a mesa e outra moça pegou pedaços do alimento, pôs numa sacola para levar para sua casa (precavendo-se). 
Momentos depois, a maioria das pessoas sentiu-se mal e, precisaram ser atendidas no pronto-atendimento da Santa Casa de Pilar do Sul.
O quadro era vômito e dor abdominal. 
O medico suspeitou de intoxicação alimentar e ao ouvir os pacientes aplicou procedimento de lavagem gástrica. 
Das 20 pessoas com faixa etária de 12 a 43 anos, 12 delas sentiram-se mal e precisaram ser atendidas pelo médico. 
O grupo de evangélicos alimentou-se na quinta-feira à noite (14/08), e os pacientes procuraram o médico no início da madrugada seguinte. 
Alguns ficaram em observação médica até a manhã seguinte.
No dia seguinte (sexta-feira 15/08), a Santa Casa não oficiou à Vigilância Sanitária a respeito do ocorrido, o que deveria ter feito.
Na segunda-feira (18/08) houve caloroso comentário na cidade sobre o fato e o fato chegou aos ouvidos do delegado de Pilar do Sul, Milton Andreoli, que acionou sua equipe para ir até à Santa Casa com o objetivo de localizar os pacientes por meio do prontuário. 
A equipe da Polícia Civil também procurou a Vigilância Sanitária para saber se o órgão havia sido notificado e tomado providência.
O secretário da Saúde, Dalton Fernando Pagianotto falou a este blog o seguinte: 
- Ouvi esse comentário na cidade durante o final de semana passado, todavia não houve notificação a respeito do fato; a Vigilância Sanitária precisava ter sido provocada para agir, afirmou. 
Na terça-feira (19/08), uma equipe da Vigilância Sanitária foi até o estabelecimento comercial e ao detectar situação insatisfatória quanto às condições sanitárias e oferecendo risco a saúde das pessoas, determinou interdição cautelar no restaurante e pizzaria.
No mesmo dia ( terça-feira, 19/08), o delegado Milton Andreoli ouviu vitimas e instaurou inquérito para apurar: perigo para vida ou saúde de outrem (artigo 132 na forma tentada), crime contra as relações de consumo (artigo 7ª do Código do Consumidor na forma tentada) e lesão corporal (artigo 129 do Código Penal), e envenenar substância alimentícia (artigo 270 do Código Penal na forma tentada). 
O delegado aguarda pedaços do alimento que foram levados para casa pela cliente, para ser realizada análise que poderá mostrar o que causou mal aos clientes.
Do Blog do Toni Silva.


Nenhum comentário: