
A Direita defende:
1. a liberdade de mercado;
2. as liberdades individuais;
3. os valores tradicionais.
Sua filosofia é conservadora.
O papel do Estado é de respeito aos direitos individuais com pouca intervenção na economia.
Economicamente defende a diminuição de impostos e gastos públicos e menos poder do Estado sobre o mercado.
A Esquerda defende:
1. a igualdade entre os cidadãos;
2. os direitos das minorias.
Sua filosofia é liberal.
O papel do Estado é garantir a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos.
Economicamente defende programas sociais e políticas públicas, impostos pagos de acordo com a renda e regulamentação do Estado sobre o mercado.
Tanto o nazismo e o fascismo como o comunismo foram regimes ditatoriais os quais dificilmente poderiam se enquadrar em qualquer dos modelos teóricos de direita e esquerda acima elencados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário