terça-feira, 8 de outubro de 2019

NOBEL DE FÍSICA/2019:



Trio leva Nobel de Física de 2019 por pesquisas sobre origem do universo e descoberta de planeta.
Canadense James Peebles desenvolveu teoria que baseia compreensão atual da historia do cosmos; suíços Michel Mayor e Didier Queloz encontraram, em 1995, primeiro planeta que orbita uma estrela semelhante ao Sol fora do Sistema Solar.
Por Lara Pinheiro, G1/
Foto: Jonathan Nackstrand / AFP

O canadense James Peebles e os suíços Michel Mayor e Didier Queloz são os vencedores do Prêmio Nobel 2019 de Física por suas contribuições para a compreensão do universo e pela descoberta do primeiro planeta, fora do Sistema Solar, que orbita uma estrela semelhante ao Sol.
"Eles tentam responder a perguntas como 'estamos sozinhos?' 'Existe vida em algum outro lugar do universo?' " , disse o professor Ulf Danielsson, membro do comitê do Nobel e professor de física teórica na Universidade de Uppsala, na Suécia.
James Peebles tem 84 anos, nasceu no Canadá e é professor na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. A pesquisa dele envolve descobertas sobre a composição e a história do universo.
Michel Mayor, de 77 anos, e Didier Queloz, de 53, são professores na Universidade de Genebra, na Suíça. Eles dividiram a outra metade do prêmio por terem descoberto, em 1995, o primeiro planeta fora do Sistema Solar, o exoplaneta 51 Pegasi b, que orbita uma estrela semelhante ao Sol.
James Peebles ficou com metade do prêmio, de 9 milhões de coroas suecas - equivalentes a cerca de R$ 3,72 milhões. 
Os outros dois cientistas irão dividir a outra metade.

G1.

Nenhum comentário: