segunda-feira, 20 de setembro de 2021

HONRA DE SER BRASILEIRA.

 

QUEM FOI THEODORO SAMPAIO?

Nascido na capela do engenho Canabrava, município de Santo Amaro, em 7 de janeiro de 1855, Theodoro Fernandes Sampaio era filho de uma mulher escravizada, Domingas da Paixão.
Aos nove anos, Theodoro foi levado pelo pai, o padre Manoel Fernandes Sampaio, para estudar engenharia no Rio de Janeiro. Ele participou de uma comissão que estudou o rio São Francisco como assistente do geólogo americano Orville A . Derby (o “Pai da Geologia do Brasil”).
Após estudarem a geologia do vale do rio São Francisco, eles atravessaram a Chapada Diamantina complementando os estudos geológicos.
O relato desta viagem consta no livro O Rio São Francisco e a Chapada Diamantina, organizado pelo Prof. Dr. José Carlos Barreto de Santana (UEFS).
Outras importantes obras de Sampaio são: A respeito dos caracteres geológicos do território compreendido entre a cidade de Alagoinhas e a do Juazeiro pelo trajeto da linha de ferro em construção; Notas sobre a geologia da região compreendida entre o rio São Francisco e a Serra Geral (do Espinhaço) nas imediações da cidade do Juazeiro; Carta do Recôncavo da Bahia; As rochas arqueanas na Bahia; Movimentos sísmicos na Baía de Todos os Santos e seus Arredores e Tremores de terra na Bahia em 1919.
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400O legado de Theodoro Sampaio



Nenhum comentário: