O escândalo do mensalão aconteceu no ano de 2005.
Se não fosse o ex-deputado federal Roberto Jefferson revelar o que sabia sobre as gordas mesadas que vários parlamentares da base aliada ao governo do então presidente Lula da Silva recebiam para apertar o botão do "sim" aos projetos de interesse do Planalto no Congresso, o Brasil continuaria no escuro sobre mais uma das "capacidades" do seu presidente pé no chão(?!!!).
Jefferson afirmou até quem seria o chefe da quadrilha: José Dirceu, na época Ministro da Casa Civil.
Claro que com o reboliço, este deixou o cargo, além de ter cassado seu mandato de deputado federal.
A CPI dos Correios acabou levando à identificação dos envolvidos.
A CPI do Mensalão acabou constatando a distribuição de recursos.
De onde tanto dinheiro?
De empréstimos abiscoitados pelo PT no Banco Rural e no BMG, com intermediação do publicitário Marcos Valério e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.
Advogados que defendiam os réus alegavam que esses repasses eram apenas acerto de contas da campanha de Lula em 2002, sem envolver recursos públicos.
Na denúncia do Ministério Público, o ex-procurador geral Antonio Fernando de Souza apontava os crimes de peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão fraudulenta, entre outras infrações.
Em abril de 2006, a Procuradoria-Geral da República apresentou a denúncia ao STF pedindo a punição de 40 pessoas. Em agosto de 2007, o STF aceitou a denúncia e iniciou a ação penal.
O processo realizou interrogatórios, ouviu testemunhas e recebeu as alegações finais dos réus.
O relator, Joaquim Barbosa, concluiu o relatório em dezembro do ano passado e, desde então, o processo está nas mãos do ministro Ricardo Lewandowski.
A revisão é a última etapa para o início do julgamento no STF que deve começar agora no dia 1o. de agosto de 2.012.
Os Ministros aprovaram cronograma na última quarta-feira e a revisão sairá até o final deste mês, estendendo-se até o mês de setembro.
Será que o risonho sarcástico de Lula continuará firme?

Um comentário:
O mensalão do PSDB mineiro,remonta ao ano de 1998, e que foi, sabidamente, o embrião de todos os mensalões existentes no Brasil, tais como o mensalão do DEM, o mensalão Perillo/Demóstenes/Cachoeira,vem sendo protelado pela Justiça brasileira e é acobertado pela GRANDE IMPRENSA CORRUPTA...
Postar um comentário