segunda-feira, 4 de junho de 2012

O GRANDE INCÊNDIO OCORRIDO EM SÃO MIGUEL ARCANJO NO ANO DE 1.953.


Sempre ouvimos dizer sobre esse incêndio. Muitos achavam que era lenda. Achei sobre o evento na edição de 03 de setembro de 1.953, página 9, do "Estadão". 
Quanto às causas, ainda não logrei êxito. Transcrevo abaixo.


AUXÍLIO E PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS
"A Assembleia aprovou ontem, sob regime de urgência e em primeira discussão, o projeto de lei que o sr. Diógenes de Lima apresentara no dia anterior, abrindo um crédito especial para socorrer as pessoas flageladas pelo incêndio que destruiu casas e lavouras no município de São Miguel Arcanjo e outros da mesma região.
Esse crédito é de dois milhões de cruzeiros.
Anexo ao processo há também um projeto de autoria do sr. Lino de Matos, que será apreciado em segunda discussão, abrindo crédito de vinte e cinco milhões de cruzeiros, destinado a indenizar prejuízos sofridos por lavradores cujas plantações foram devastadas pelo fogo, em qualquer município do Estado.
O sr. Almeida Barbosa, por sua vez, ocupou a tribuna a fim de justificar um projeto que objetiva defender a agricultura contra a ameaça de incêndios, através da obrigatoriedade da construção de aceiros ao redor das plantações que abranjam área superior a cinco alqueires.
Lembrou o orador a conveniência da medida proposta, dizendo que a devastação ocorrida em São Miguel Arcanjo teria sido evitada, com todas as suas trágicas consequências, se alguém tivesse tido o cuidado de proteger com aceiros os seus campos de cultura".
  

Nenhum comentário: