terça-feira, 20 de maio de 2014

JUIZ CONTA COMO NASCE E CRESCE UM CORRUPTO NO BRASIL

Juiz Márlon Reis elenca como prioridades na reforma política eleitoral a mudança no financiamento de campanhas políticas









Em "O Nobre Deputado", o juiz Márlon Reis, idealizador do projeto da Lei da Ficha Limpa, conta como um corrupto nasce, cresce e se reproduz na política brasileira. 
O livro tem lançamento previsto para o dia 28 de maio. 
Abaixo, leia trechos divulgado pela editora.
Sou um deputado eleito democraticamente para representar o povo de meu Estado. [...] Antes que você me acuse de ser mentiroso - "como todo político", você dirá -, digo que estou aqui para contar a verdade que todo político esconde de seus "eleitores". 
Por que escrevi "eleitores" entre aspas? 
Porque não existem eleições. [...] 
A grande farsa eleitoral brasileira é o tema deste livro. 
Meu trabalho, como qualquer trabalho, é pautado por interesses.
Represento os interesses do povo em diversos níveis: meu país, meu Estado, minha cidade, meus amigos, minha família, meus interesses próprios. 
Nessa ordem crescente. [...] A política é movida a dinheiro e poder. 
Dinheiro compra poder, e poder é uma ferramenta poderosa para se obter dinheiro. 
É disso que se trata as eleições: o poder arrecada o dinheiro que vai alçar os candidatos ao poder.
Saiba que você não faz diferença alguma quando aperta o botão verde da urna eletrônica para apoiar aquele candidato oposicionista que, quem sabe, possa virar o jogo. 
No Brasil, não importa o Estado, a única coisa que vira o jogo é uma avalanche de dinheiro. 
O jogo é comprado, vence quem paga mais. 
Sempre foi assim e sempre será, pois os novatos que ingressam com ilusões de mudança são cooptados ou cuspidos pelo sistema. Meu objetivo aqui é revelar como o poder transforma dinheiro em poder. 
É um sistema de engenhosidade formidável, complexo e encantador. [...]

Da Livraria da Folha.

Nenhum comentário: