domingo, 24 de abril de 2016

TUDO COMEÇOU QUANDO CABRAL BOTOU OS PÉS NA TERRA BRASILIS

Reprodução do Diário de Notícia (Portugal)
Reprodução do Diário de Notícia (Portugal)
Por Luis Filipe Melo - Moderador

Essa charge aí de cima é um retrato de como a imprensa portuguesa vem tratando a crise política no Brasil. Chegou ao ponto de fazerem comparações irônicas com o que chamam de "excêntrico Donald Trump", pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, mostrando que - na visão dos jornalistas portugueses - a oposição no Brasil não tem credibilidade para pedir o impeachment de Dilma.
Todos os dias os noticiários de televisão e os jornais trazem matérias com destaque sobre a crise. Hoje se noticia a delação premiada que envolve Michel Temer. Conversando com portugueses se ouve: "Ò pá, mas os brasileiros estão apoiando o impeachment da presidente para entregar o poder a corruptos?". Hoje na televisão o âncora dizia em tom de espanto que o Brasil pode ter um presidente acusado de corrupção, numa referência à delação do dono da Engevix. Eduardo Cunha é chamado sempre de Gru, o vilão do desenho animado Meu Malvado Favorito.
Cerca de 150 mil brasileiros vivem em Portugal (quase 25% dos estrangeiros). 
Entre os brasileiros o sentimento é diverso. A maioria defende o impeachment, mas por razões pragmáticas. Muitos sonham em voltar para o Brasil, e aí o fator "crise econômica" impede a concretização do desejo. Relacionam o impeachment de Dilma à esperança de que com novo presidente a economia melhore, e com isso possam voltar para sua pátria, para perto da família. Esta é a visão de além-mar sobre a crise brasileira. 
 
Fonte: Blog do Garotinho

Nenhum comentário: