terça-feira, 25 de julho de 2017

ARY MONTEIRO GALVÃO: UM ACHADO NOS GUARDADOS DE APARÍCIO DE OLIVEIRA TERRA




























Quem foi o autor desta monografia transformada num pequeno livro editado em 1950 pela Gráfica Paratodos, de Araraquara?
Foi Ary Monteiro Galvão, nascido em São Miguel Arcanjo no dia 08 de agosto de 1902.
Filho de Pedro Galvão Nogueira e Etelvina Monteiro de Carvalho, era neto de José Galvão Nogueira (filho do Tenente Urias Emigdio Nogueira de Barros e Constança Felisbina Alves da Cunha), que se casou com a prima Ignacia Cândida Vilela Gonçalves dos Santos) e, portanto, bisneto deste Urias.
Professor primário, formou-se pela Escola Normal "Peixoto Gomide", de Itapetininga. 
Iniciou sua carreira em São Miguel Arcanjo, lecionando no Bairro do Taquaral, após o que foi removido para a cidade, sendo professor e diretor das Escolas Reunidas local. 
Colaborou e exerceu cargos de direção em todas as sociedades tanto recreativas como culturais e filantrópicas, destacando-se pela lhanesa no trato com as pessoas e um coração sempre aberto para todos. 
Por mérito, foi nomeado, no ano de 1937, Diretor do Primeiro Grupo Escolar da cidade de Marília. 
Em 1942, foi nomeado Inspetor na região de Lins, onde então escreveu este livro pedagógico intitulado "Erros de Linguagem na Escola Primária". 
Finalmente foi removido para Araraquara onde exerceu o mesmo cargo, além de colaborar escrevendo para os jornais da cidade. Daí, foi terminar aposentando-se em Campinas, depois de atuar da mesma forma. 
Uma vez aposentado, porém, não se acostumou à ociosidade e foi tratar de amenizar os sofrimentos de pessoas necessitadas. Foi presidente da "Sociedade Amigos do Taquaral", da Guarda Mirim local e redator do jornal da sociedade até sua morte em 18 de novembro de 1969. 
Casado com Maria Antonia Terra Galvão, tiveram os filhos: Irene, que se casou com Paulo Natanael P. de Souza; José, casado com Claudete; Dora, casada com Clodoaldo Medina, que foi prefeito em Araraquara e Wanda, casada com Hilario Vanucci, industrial em Campinas.
Ary Monteiro Galvão é o patrono do Pré Primário instalado à Rua Governador Pedro de Toledo, em São Miguel Arcanjo. 
Parte desta biografia foi encontrada dentro do livrinho, escrita por seu cunhado Aparício de Oliveira Terra.
Ambos fazem parte do acervo da Casa do Sertanista e lá estarão à disposição para pesquisa e manuseio.
 
 

Nenhum comentário: