segunda-feira, 11 de setembro de 2017

MINISTRO LUÍS ROBERTO BARROSO PALESTRANDO EM WASHINGTON



O ministro do STF Luís Roberto Barroso, em palestra no Wilson Center e na American University, em Washington (EUA), levou a mensagem de pragmatismo e otimismo que tem difundido, em prol do avanço democrático no país em todas suas vertentes.
Sob o título “O momento institucional brasileiro e uma agenda para o futuro”, a palestra de S. Exa. lembra que, a despeito da crise político-institucional que acometeu o Brasil nos últimos anos, poucos países foram capazes de abrir suas entranhas e expor desmandos atávicos como nós.

E é nessa toada que o ministro sustenta que, enquanto gênero de primeira necessidade para uma democracia, a política nacional carece de um Plano Real.

“Por evidente, não há garantia prévia de sucesso em nenhuma fórmula, seja quanto ao sistema eleitoral, o sistema partidário ou a forma de financiamento. Mas a permanência do modelo atual é garantia de fracasso.”

Sem se esquivar de tocar no delicado ponto concernente à alta judicialização da vida no Brasil, o ministro elenca princípios e iniciativas imprescindíveis para o desenvolvimento brasileiro, com itens como a valorização do empreendedorismo, o redimensionamento do Estado, as reformas tributária, trabalhista e da previdência, o investimento na educação e em melhorias das condições socai básicas dos brasileiros.

“Já vencemos batalhas impossíveis anteriormente. Eu concluo com o slogan pessoal que tem me animado nos bons e nos maus momentos: “Não importa o que esteja acontecendo à sua volta: faça o melhor papel que puder”.”

Veja a íntegra da palestra

Fonte: Migalhas

Nenhum comentário: