segunda-feira, 11 de junho de 2012

CAMINHANDO PARA O FUTURO


Tem hora que até dá vontade de voltar no tempo só para rever as brigas políticas entre os Zs da minha terra (Zé Antonio e Zaga).
Cerca de vinte anos atrás.
Já na coxia podia-se ver os bois fungando, as onças preparando as unhas para se defender da zagaia como dois bichos esfomeados atrás das benesses do erário público.
Na reta final, então, o que se via de traições chegava a dar até dó dos Romeus candidatos à edilidade de ambos os partidos sob seus mandos.
Candidato novo, não podia nem chegar perto do microfone no palanque.
O caldeirão era maior do que o do Hulk, e a coisa fervia de tal maneira que era perigoso alguém pular para fora, por não aguentar a salmoura.
Naquele tempo, como dizia meu pai, a redemocratização explodia livremente e dava mais liberdade de ação aos indivíduos de agirem bem ou mal nas tarefas que lhe eram confiadas pelo eleitorado.
Esperava-se que os eleitores votassem certo. Mas eles sempre votaram movidos por paixões ou por obrigações que sempre deviam a algum dos candidatos.
Muitos líderes do município se alvoroçavam para não caírem no esquecimento, outros para tirarem algum proveito financeiro e alguns mais para entrarem pela porta que os colocaria junto da   maior elite que existe numa cidade pequena como a nossa, que é a classe política. 
Hoje, a maioria dos políticos (?) da cidade são assessores de deputados para que não venham a morrer de fome, caso o povo os esqueça.
A classe política sãomiguelense diminui ano após ano.
Os jovens não são estimulados a entrar na roda, mal sabem sobre o que é ter um ideal na Capital das Uvas Finas, dos boias frias e dos japoneses. Antes, são chamados apenas para preencher o quadro de candidatos.
Uma vez completa a panela, são ludibriados de modo a que nem precisarão trabalhar o seu nome, mas o nome do candidato majoritário, também com promessas: caso ele seja eleito, todos os demais estarão com ele na Prefeitura.
Tantos cargos a serem preenchidos!
Ulalá!
E com esse movimento cada vez mais apagado, São Miguel Arcanjo vai caminhando para o futuro.
Onde será que está o futuro de São Miguel Arcanjo?
  

Nenhum comentário: