sexta-feira, 23 de novembro de 2012

IHGGI DE LUTO: MORREU O CONFRADE RENATO FERREIRA DE CAMARGO.

Depois de perdermos um dos idealizadores do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga, há alguns anos, agora foi a vez do jornalista e historiador Renato Ferreira de Camargo, falecido no dia 20 último, aos 73 anos, vítima de câncer, em Tatuí, onde residia, deixando os filhos: Christian Pereira de Camargo e Renato Pereira de Camargo.
Renato Ferreira de Camargo era filho de um ferroviário, Francisco Rosendo de Camargo e de uma confeiteira de bolo, Georgina Ferreira de Camargo.
Além dos filhos, também deixa os irmãos Rute, Raquel e Roberto Rosendo de Camargo. 
Foi casado com a saudosa professora Eunice Pereira de Camargo.
Bacharel em ciências jurídicas e sociais pela FKB, Bacharel em comunicação - habilitação em jornalismo pela UNISO, era  membro da Associação Sorocabana de Letras, memorialista e pesquisador da história de Tatuí, sócio fundador do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga -IHGGI-,  sócio do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, membro 
da Comissão Paulista de Folclore, órgão do IBECC, da Unesco - Núcleo Caipira de Estudos de Sorocaba e Região. 
Deixou as obras:
1. "Memórias de Tatuí" (1997), 
2. "Achegas para a História Tatuiense" (1999), 
3. "Almanach Tatuhyense de 1900" (reedição), 
4. "Tatuí; Antiga Tatuhy - Coletânea de Fotos",
5. "História dos Crentes Primitivos da Congregação Cristã no B
rasil".
E junto com o filho Christian Pereira de Camargo, as obras:
1. 
"Ilustres Cidadãos", 
2. "Tatuí, Capital da Música",
3. "Cronologia Tatuhyense".

Produziu o CD "Alma Cabocla", com poemas de Paulo Setúbal, na voz do professor Paulo Ribeiro. Membro da Loja Maçônica Caridade III, onde ingressou em 1976, sendo o presidente na gestão 1983-1985. Membro fundador e presidente da Loja Maçônica União Fraterna de Tatuí, em 1996. Membro honorário da Loja Maçônica Firmeza, de Itapetininga.
Foi ainda portador do mérito "Gonçalves Ledo", a mais alta condecoração da Maçonaria Paulista, pelos serviços prestados ao Grande Oriente Paulista. Grande Inspetor Geral do Grau 33. Recebeu da Câmara Municipal de Tatuí o título de "Cidadão Emérito", em 1998. Foi chefe escoteiro do Grupo Tupancy, de Tatuí. Foi um dos fundadores do grupo Alcoólicos Anônimos (AA) de Tatuí, na Casa Pio X, com o apoio do Monsenhor Teotônio dos Reis e Cunha. Foi membro das seguintes entidades filantrópicas de Tatuí: Conselho Social da Comunidade (COSC), Lar Donato Flores e Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. Era membro do Rotary Clube Cidade Ternura. Foi colunista do jornal "O Progresso de Tatuí", onde manteve durante alguns anos a coluna semanal "Memórias de Tatuí".
No IHGGI, deixou vaga a cadeira que tinha como patrono Venâncio Ayres.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário: