domingo, 25 de agosto de 2013

MAS QUEM FOI NISE DA SILVEIRA?

Nise da Silveira – Médica alagoana, é considerada a introdutora da Psicologia Analítica no Brasil. Dedicou sua vida à Psiquiatria e manifestou-se radicalmente contrária às formas agressivas de tratamento de sua época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia.
Nasceu em 15 de fevereiro de 1.905 em Maceió (AL), filha do professor de matemática Faustino Magalhães e da pianista Maria Lídia da Silveira. 
Estudiosa, aos 16 anos Nise foi admitida na Faculdade de Medicina da Bahia e aos 21 anos concluiu o curso com uma monografia sobre a criminalidade feminina, sendo a única mulher em uma turma de 157 homens. 
Casou-se com o médico sanitarista Mário Magalhães, seu colega de turma na faculdade, com quem viveu até seu falecimento em 1.986. 
Após o falecimento de seu pai, em 1.926, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde engajou-se nos meio artístico e literário. Começou a trabalhar com psiquiatria, interessada em novos métodos para tratar a esquizofrenia, e foi médica interna do Hospital da Praia Vermelha. 
Na agitação política dos anos 1.930, foi denunciada e presa como comunista por 16 meses na Casa de Detenção da Rua Frei Caneca.
Foi reintegrada ao serviço público com a anistia e, em 1.946, propôs ao diretor do Centro Psiquiátrico Pedro II, no bairro de Engenho de Dentro na cidade do Rio de Janeiro a criação de uma seção de terapia ocupacional naquele hospital 
Seu trabalho pioneiro de pesquisa sobre o tratamento da doença mental através da arte-terapia foi reconhecido internacionalmente. 
A produção artística dos internos foi reunida no Museu de Imagens do Inconsciente, fundado por ela em 1.952. 
Alguns dos artistas revelados pelo seu trabalho alcançaram renome internacional, sendo o mais famoso deles Arthur Bispo do Rosário. 
Nise faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 30 de outubro de 1.999, aos 94 anos.

Nenhum comentário: