domingo, 25 de agosto de 2013

GRANDES MULHERES / COMENDADORAS


No mês de março, dez mulheres brasileiras foram homenageadas pelo Governo do Estado de Alagoas com a Comenda Nise da Silveira. 
Essa honraria é concedida a personalidades femininas que tenham prestado notável contribuição a Alagoas e ao país na luta pela cidadania em suas respectivas áreas de atuação. 
As respectivas: 

1. VERA LÚCIA ROMARIZ CORREIA ARAUJO - Aposentada pela Universidade Federal de Alagoas, onde orientou várias dissertações de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Vera é poetisa e escritora; tem quatro livros publicados: "Quase Pássaro", "Campo Minado", "Amor aos Cinquenta" e "Película". Doutora em Letras, ela também escreve crônicas e faz críticas literárias. Atualmente coordena o Núcleo de Projeto de Extensão no Centro Universitário. 

2. LUITGARDE OLIVEIRA CAVALCANTI BARROS - 
Alagoana de Santana de Ipanema, é professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. É autora de diversas obras; sua produção científica está comprometida com as camadas menos favorecidas da sociedade brasileira, especialmente sobre os “costumes e o ethos do sertão nordestino”. Em reconhecimento ao seu trabalho acadêmico, a Universidade Federal de Alagoas lhe concedeu o título de “Doutor Honoris Causa”. 

3. ELIANE DA SILVA - Nascida em Maceió, aos seis anos foi morar no interior com os pais que eram lavradores. Aos 
16 anos, começou a militar nos grêmios estudantis. Em 2.002, começou sua luta em defesa dos direitos sociais, em especial do direito à moradia digna. Eliane participou de diversas desapropriações que garantiram casa própria para milhares de famílias alagoanas. Em 2.010 atuou no projeto Mulheres da Paz, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. 

4. JANICE QUINTELLA BRANDÃO VILELA - F
ormada em arquitetura pela Universidade de Brasília, e pós-graduada pela Fundação Getúlio Vargas, a alagoana é filha do Menestrel das Alagoas, Teotônio Vilela. Desde 1.996 coordena a Campanha Nacional de Aleitamento Materno, em Alagoas, premiada pelo Ministério da Saúde. Desde 2.002 preside a Fundação Teôtonio Vilela, coordenando grandes ações como a Semana Teotônio Vilela e o Projeto Eu Vivo o Esporte, este último premiado pelo Ministério do Esporte. 

5. PEROLINA BATISTA DE ANDRADE - A
rte-educadora, atriz, coreógrafa e técnica circense, Peró de Andrade, como é conhecida, nasceu em Ibateguara. Em 1.998, fundou em Maceió o projeto de cunho social “Sua Majestade, o Circo”, na Vila Emater II, antiga Favela do Lixão. Desenvolvendo um trabalho de arte-educação, o projeto possibilita o resgate da cultura circense possibilitando a construção da cidadania entre crianças e jovens da comunidade. “Sua Majestade, o Circo” é ligado à Rede Circo do Mundo Brasil e ao projeto social do Cirque Du Soleil. 

6. ROSEANE CAVALCANTI DE FREITAS - Conhecida como 
Rosinha da Adefal, a alagoana 
de Maceió é uma ativista do movimento em defesa das pessoas portadoras de necessidades especiais. Formada em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió, participa da direção da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas. Vereadora por Maceió de 2.007 a 2.009 e desde 2.011, Rosinha ocupa uma cadeira na Câmara dos Deputados, onde tem participações atuantes em diversas comissões importantes, como a Comissão de Seguridade Social e Família e a Comissão de Direitos Humanos e Minorias. 

7. DANIELA TIMES RIBEIRO DE SOUZA - 
Defensora Pública com atuação em várias comarcas do interior, Daniela Times começou a trabalhar em 2.006 no Núcleo de Atendimento Inicial da Defensoria Pública, em Maceió, onde também atuou nas 24ª, 25ª e 26ª Varas de Família. Devido em grande parte ao seu esforço e dedicação, foi criado o Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher, da Defensoria Pública Estadual, onde atualmente trabalha fazendo ampla divulgação da Lei Maria da Penha. Especialista em Direito Constitucional, Daniela foi professora da Faculdade de Maceió. 

8. ESTHER CALDAS GUIMARÃES BERTOLETTI - 
Jornalista e advogada, estudou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (antiga Faculdade Nacional de Direito). É sócia titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e do IHG do Rio de Janeiro, onde é vice-presidente. Esther é membro do Real Gabinete Português de Leitura e do Colégio Brasileiro de Genealogia. A jornalista tem diversos artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior. 

9. JEANINE PIRES - Al
agoana de coração, nasceu em Santa Catarina, é historiadora, especialista em eventos e economia do turismo. Foi presidente do Conselho de Turismo e Negócios da Fecomércio de São Paulo e presidiu a Embratur durante o governo Lula da Silva. Atualmente Jeanine ocupa o cargo de secretária-executiva do Ministério da Cultura. Durante oito anos coordenou as ações de promoção do Brasil como destino turístico no exterior, atuando também na divulgação do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpico de 2.016. 

10. NADJA MARIA MARTINS LESSA - N
ascida em Maceió, é graduada em engenharia civil pela Universidade Federal de Alagoas e pós-graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Projetos Industriais e de Transportes. É funcionária pública de carreira desde 1.976, onde começou na Secretária de Estado de Planejamento. Em 2.007 foi nomeada secretária de Estado Adjunta da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos. 

OBS: Com informações do Dicionário das Mulheres do Brasil, Editora Jorge Zahar, 2000; e de matéria do jornalista Hélder Accioly Bayma da Agência Alagoas.
Assessoria de Comunicação da Adufal
Lucia Rocha MTE 679

Nenhum comentário: