sexta-feira, 30 de agosto de 2013

UMA AVENTURA EM PILAR DO SUL


Atendendo chamada do administrador da Fazenda Três Irmãos, bairro Pico Grande, município de Pilar do Sul, SP, preocupado porque os animais bovinos da propriedade estavam sendo atacados por morcegos hematófagos, os técnicos agropecuários Luiz Carlos dos Santos, da Defesa Agropecuária, Nivaldo Gomes da Silva, da CATI e o médico veterinário do SIM Municipal, Marcelo A. P. Caetano, se dirigiram ao local constatando que os morcegos vampiros é da espécie Desmodus Rotundus, comum em nossa região.
Visitando outras propriedades vizinhas e do bairro do Alegre, os proprietários relataram que seus rebanhos também estão sendo atacados, alguns morreram, e conforme relatos dos sintomas, suspeita-se de raiva, doença conhecida como raiva dos herbívoros, comumente chamado de loucura, sendo o principal transmissor o morcego hematófago.
Foram orientados para que vacinem os restantes dos animais, único meio de prevenção, e advertidos para não tocar em animais que apresentarem sintomas da doença, e também avisar os técnicos para que seja feita o colhimento de materiais para análise laboratorial, caso vierem a óbito.
Localizado o refúgio desses vetores da raiva (loucura), pelo administrador da Fazenda Três Irmãos, informou o técnico Luiz Carlos que acionou a Equipe de Controle de Transmissores da Raiva dos Herbívoros. 
Nesta quinta-feira, foram até o local e capturaram 107 morcegos, todos da espécie Desmodus Rotundus.
"Tratados" nas costas com uma pasta especial, foram soltos. Cada morcego tratado e solto vai causar a morte de entre 15 a 30 morcegos, isto porque, os "vampiros" tem o costume de se lamberem para se higienizar, e ao se lamberem, ingerem a pasta, causando-lhes a morte.
FOTOS

Preparando para captura dos morcegos-vampiros


Médico Veterinário Marcelo e Técnico Luiz Carlos, tapando janela.

Morcegos capturados com uma buçá...


e colocados em uma gaiola


107 morcegos hematófagos capturados

Preparando-se para o "tratamento"


A pasta é colocada na costa do morcego e em seguida é solto

Cada morcego que recebe a pasta contaminam outros entre 15 a 30 isto porque eles se lambem para limpeza, ingerindo a pasta

Morcego hematófago da espécie Desmodus Rotundus

Bezerros que estavam sendo sugados p
or aproximadamente 20 "vampiros". 

Colônia de M.Hematófagos no abrigo
Bairro do Pico Grande, em cima da Serra do Pico Grande, a
o lado a Serra Negra dos Caetanos e, mais ao fundo, a Serra do Paranapiacaba.


Do Blog Nivaldo

Nenhum comentário: