quinta-feira, 20 de março de 2014

COMO UM PROFESSOR DESSES EXPLICA CIDADANIA?

Li no jornal Cruzeiro do Sul que "Alunos de escolas municipais de Votorantim iniciaram o ano letivo aplicando o verbo "reutilizar"
Ora, a reutilização tem a ver com reciclagem e, em consequência, com sustentabilidade, coisas que devem ser ensinadas nas escolas, em respeito ao meio ambiente.
Nada demais!
"Diante da falta de materiais básicos de ensino, como caderno, lápis, borracha e até papel sulfite, eles começaram as aulas deste ano utilizando cadernos e livros usados por outros alunos no ano passado."
Que mal há em usar uma coisa que sobrou? Isso também tem a ver com reciclagem, reuso, reutilização, sustentabilidade...
"Professores da rede do município, que pediram para não serem identificados diante do receio de represálias, informaram que compraram papel sulfite, cadernos, lápis, giz de cera e massinha modelar com dinheiro do próprio bolso."
Na década de 70, quando eu lecionava na Fazenda Dom Bosco, em minha cidade, meu maior prazer era comprar com meu próprio dinheiro próprio desses materiais e ainda mais: revistas, quebra-cabeças e outras novidades que, se dependesse do governo, meus alunos jamais conheceriam.
Agora, o que é desprezível é saber que as (os) professoras (es) não tem força alguma (ou não se esforçam para isso) nem mesmo sob a proteção do seu Sindicato.
Que pena tenho desses cidadãos brasileiros de amanhã!

Nenhum comentário: