terça-feira, 18 de março de 2014

...E NINGUÉM FICA SEM ELES

O Grupo América Móvil - formado no Brasil por Claro, Net e Embratel - ocupou a primeira posição da lista de 2013, com 2.246 reclamações fundamentadas (que não são solucionadas na etapa inicial do atendimento). 
Já Itaú Unibanco recebeu 1.897 queixas, enquanto a Telefônica/Vivo teve 1.536 reclamações. 
Em 2012, as companhias estavam exatamente nas mesmas posições.
Apesar da liderança no ranking, a Claro teve o maior índice de solução entre as três primeiras colocadas: 80,10%. Já a Vivo solucionou 67,25% das reclamações fundamentas e o Itaú Unibanco apenas 23,77%.
Os setores financeiro e de telecomunicações dominam o ranking: 9 das 10 empresas mais reclamadas pertencem a esses segmentos. 
Nos bancos, os principais problemas estão relacionados à cobrança de tarifas de cadastro, no financiamento de veículos, e às dificuldades para liquidação antecipada de crédito consignado.
Confira a lista das empresas que mais receberam reclamações fundamentadas de consumidores no Procon-SP em 2013: C
laro/Net/Embratel, Itaú Unibanco, Vivo/Telefônica, Oi, Bradesco, Banco Votorantin, Tim, Santander, Caixa Econômica Federal, Grupo Pão de Açúcar (
incluindo: Pão de Açúcar, Extra, Pontofrio.com, Casasbahia.com, Casas Bahia e Ponto Frio).

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