quinta-feira, 23 de outubro de 2014

DO ENCONTRO DE DOIS NORDESTINOS...

Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, este homem, contava que se apaixonou por livros depois de ouvir uma palestra de Luis da Câmara Cascudo em Mossoró. 
Tanto que, com 20 anos de idade, acabou escrevendo sua primeira obra, que contava a história do município de MOSSORÓ, cuja edição fora paga pela mãe, Isaura, mulher de Jerônimo Rosado.
Este J
erônimo Rosado era farmacêutico e político na cidade e bastante curiosa sua atitude: a partir do sexto filho, ele passou a enumerá-los, primeiro em português, depois em francês.
O da nossa referência foi o 21o. filho do casal; 
era irmão do ex-governador do RN Dix-sept Rosado, do ex-deputado federal Vingt Rosado e do ex-prefeito de Mossoró Dix-huit Rosado.
Vingt-un f
ormou-se em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, Minas Gerais, no ano de 1944, depois de ser reservista do Tiro de Guerra e na sequência soldado padi
oleiro pela Cia Escola de Engenharia.
Voltando formado para Mossoró, começou a querer dar volume ao sonho de trazer o ensino superior para a cidade; o projeto resultaria na instalação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró, em 1967, hoje Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
No campo da educação e da cultura, Vingt-un foi professor e fundador de três faculdades, e – segundo o historiador Geraldo Maia – um dos idealizadores da extinta Universidade Regional do Rio Grande do Norte (URRN), hoje Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), além do que pertenceu à Academia Cearense de Farmácia, dentre outras. 
Foi fundador, professor de Matemática I e II e, por duas vezes, diretor da ESAM, sendo um dos que mais apoiaram sua federalização.
Professor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ainda colaborador de revistas na área de geologia, onde publicou artigos sobre a possibilidade de as terras potiguares possuírem petróleo, o que posteriormente foi realmente encontrado.
Vingt-un também foi sócio do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP) e acadêmico na Academia Mossoroense de Letras (AMOL), da qual foi um dos fund
adores.
Não conseguiu ser prefeito, embora se candidatasse ao cargo no ano de 1968, mas foi vereador em 1973. 
O agrônomo nasceu em Mossoró, Rio Grande do Norte, em setembro de 1920 e f
aleceu em dezembro de 2005, em Natal, capital do Rio Grande do Norte. 
Poderíamos aqui tecer muito mais sobre o homem, mas cremos não ser necessário, porque, c
ontemporâneo de Aziz Ab`Sáber, quando faleceu, o geógrafo o denominou como "um dos mais importantes cidadãos do Rio Grande do Norte, em todo o século XX".
Valeu, Aziz!
Valeu, Rosado!
Brasileiros que nos dão um baita orgulho!
Obs: Consulta feita no site Colégio Brasileiro de Genealogias.

Nenhum comentário: