sexta-feira, 27 de março de 2015

O LABIRINTO DE EDUARDO SRUR

ARTISTA
 EDUARDO SRUR
FARÁ VISITA GUIADA NA OBRA "LABIRINTO"

No dia 29 de março, às 16 horas, haverá uma visita guiada do artista para o público presente na Praça Arautos da Paz, em Campinas. 
A obra construída com 61 toneladas de embalagens pós-consumo da Tetra Pak forma uma composição geométrica de 250 m² com dois acessos para circulação do público pelos corredores. Segundo Srur, a ideia é "criar uma obra provocativa que reative os sentidos e a percepção do público. O espectador é convidado a entrar no labirinto em busca da saída entre os resíduos sólidos, colocando-o frente a frente com o lixo que produz." 

Os materiais foram captados em cooperativas de reciclagem, onde são separados, prensados e depois vendidos para recicladores. 
No final da mostra, todo o material utilizado seguirá para reciclagem. 
"Aqui nada se perde. Estou educando o olhar do público para a arte e, ao mesmo tempo, mostrando uma nova possibilidade de pensar a paisagem da cidade e conscientizar o cidadão para o descarte adequado de resíduos sólidos no meio ambiente em que ele vive."

Eduardo Srur já espalhou gigantescas garrafas PET à beira do Rio Tietê e na represa Guarapiranga, vestiu o monumento do Borba Gato com colete salva-vidas, instalou dezenas de caiaques tripulados por manequins no poluído rio Pinheiros e ocupou o Congresso Nacional com 200 estudantes, que lançaram centenas de boias salva-vidas no espelho d'água com a frase "A arte salva".


QUEM É EDUARDO SRUR?

Eduardo Srur nasceu em 1974, em São Paulo, onde vive e trabalha. 
O artista começou na pintura, mas se destacou nas intervenções urbanas. 
Suas obras se utilizam do espaço público para chamar a atenção para questões ambientais e o cotidiano nas metrópoles, sempre com o objetivo de ampliar a presença da arte na sociedade e aproximá-la da vida das pessoas. 
A cidade é o seu laboratório de pesquisa para a prática de experiências artísticas. 
O conjunto de trabalhos de Srur é uma crítica conceitual que desperta a consciência e o olhar para uma nova estética e o entendimento das artes visuais. 
Eduardo realizou diversas intervenções urbanas na cidade de São Paulo e participou de exposições em muitos países, entre eles Cuba, França, Suíça, Espanha, Holanda, Inglaterra e Alemanha. 

Visite o site

Nenhum comentário: