quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

UMA MÚSICA PARA "NHÁ CHICA"



 Há exatos vinte anos, quando foi celebrado o centenário de morte de Francisca de Paula de Jesus, um devoto com fortes ligações com Nhá Chica, sentiu grande inspiração para compor um hino de louvor exaltando as virtudes da Beata.
Nascido em Baependi, MG, hoje com 67 anos, José Leônidas Turri Serva conta que seus pais, José Wilson Serva e Maria Nazaré Turri Serva, eram muito católicos e extremamente devotos de Nhá Chica
Sabedores da importância do batismo na vida do cristão decidiram que já no primeiro sacramento do filho José Leônidas, Nhá Chica passaria a fazer parte de sua vida de maneira especial, como Madrinha espiritual.
–“Assim em minha certidão de nascimento consta o nome de Francisca de Paula de Jesus como Madrinha, tendo sido representada por Dagmar Junqueira Nicoliello” – conta o devoto com muita emoção.
Sempre frequentando a igreja de Nossa Senhora da Conceição e tendo ainda o exemplo de seu pai, que iniciou em 1952 a primeira campanha pela Beatificação de Nhá Chica, José Leônidas vive sua vida muito próximo da Beata e da obra social liderada pelas Irmãs Franciscanas do Senhor.
Engenheiro de formação, sem conhecimento musical, algo mexeu com ele quando soube, nos idos de 1995, que as Irmãs buscavam um Hino para marcar o centenário de morte de Francisca de Paula de Jesus.
-“Veio à inspiração e a letra foi saindo, sempre tendo em mente as virtudes de Nhá Chica, especialmente sua humildade” – lembra o autor.
Com a letra pronta e ritmo na cabeça, José Leônidas procurou pelo maestro Celso Murilo que fez o arranjo e junto com outros amigos de Baependi que faziam parte do tradicional Coral Mont Serrat, gravaram a canção.
A música é muito executada nas festas de 14 de junho e de 8 de dezembro. Também faz parte da programação da rádio Nhá Chica.
E neste ano de 2015, no dia 26 de abril quando foi celebrado o Batismo de Nhá Chica, José Leônidas Turri Serva, sentiu a vontade de conceder à Associação Beneficente Nhá Chica, o direito de reprodução e comercialização da obra musical.
Intitulada “Hino à Nhá Chica (Hino à Santa Nhá Chica)”, registrada no Gênero Popular/Sacra, anotada sob o nº. 7411 e lavrada às fls. 11 do livro 38, a canção está no registro de Propriedade Intelectual constante no arquivo da Seção de Direitos Autorais da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
-“É muito grande minha alegria estar estes anos todos próximo de Nhá Chica, ter presenciado sua Beatificação. A música é apenas um modo de expressar todo o amor que sinto por nossa Beata, uma mulher exemplar, humilde, que amou ao próximo e sempre fez o bem” – conta Leônidas.

Aqui, a letra do Hino à Nhá Chica para que cantemos juntos: 


Letra e música: José Leônidas Turri Serva
Arranjo musical: Celso Murilo

Refrão:
Nhá Chica, Nhá Chica
Mulher pobre, de fé tão rica (bis)

De onde vem tamanha fé
De onde vem tanta humildade
De onde vem toda caridade
É o povo quem diz

Refrão

É gente que vem
É gente que vai
De qualquer meio e a pé também
Para orar com devoção
Pedir graça e proteção

Refrão

É gente que vem
É gente que vai
De qualquer meio e a pé também
Prá agradecer com emoção
Graça alcançada por intercessão

Refrão

Também queremos vos pedir
Que eleve as preces por nós
Prá com a fôrça que tens
Nosso desejo conseguir

Refrão

Fonte: site homônimo

Nenhum comentário: